Os programas de Pós-Graduação em Letras e Química da Universidade Estadual do Piauí são contemplados com edital da CAPES

Por Giovana Andrade

Os Programas de Pós-Graduação em Letras e Química da Universidade Estadual do Piauí ( UESPI) foram contemplados no Edital da CAPES nº 16/2022 intitulado Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós -doutorado -Estratégico. Esta ação apoia os PPGS stricto sensu acadêmicos “em consolidação” que tenham permanecido com nota igual ou inferior a 4, consecutivamente, nos últimos 2 (dois) ciclos de avaliação.

O professor e coordenador do programa de Pós-Graduação em Letras Franklin Oliveira, destaca que este edital é muito importante para o Programa e para a UESPI pois com ele, além da captação de recursos para o Programa, há a captação de recém-doutores que irão colaborar, por meio de estágio pós-doutoral, com as atividades desenvolvidas no curso de Mestrado em Letras.

“Pretendemos planejar e executar atividades em que cada supervisor das Linhas de pesquisa específicas irá supervisionar os jovens doutores em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, em parceria com outros Programas de Pós-graduação, como também cada supervisor se encarregará de inserir os pós-doutorandos nas suas ações desenvolvidas. Uma dessas ações envolve a atuação em grupos de pesquisa nacionais com participação de integrantes estrangeiros, bem como com grupos internacionais”. afirma o prof. Franklin Oliveira, coordenador do PPGL.

Afirma, ainda, que com a aprovação desta proposta acontece um fortalecimento do programa de Pós-graduação, que hoje está em crescente processo de consolidação. O resultado esperado é a ampliação da cooperação acadêmica e, com isso, aumentar a visibilidade do programa.

“Além desses resultados, pretendemos fomentar atividades de extensão tais como: promoção de cursos, seminários, palestras, eventos; convênio ativo e/ou acordo de cooperação e/ou prestação de serviço e/ou desenvolvimento de pesquisa entre o programa e o setor público. Promover ações e propostas científicas e educacionais inovadoras e nucleações voltadas à melhoria dos níveis de ensino básico e superior, como também a programação de atividades destinadas ao fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes na UESPI, especialmente aqueles ligados ao Programa de Pós-graduação em Letras”, enfatiza.

O professor e coordenador do programa de Pós-Graduação de Química Geraldo Luz, explica que é importante o recebimento desses novos estagiários. “Ressaltamos a importância desses estagiários por dois fatores: uma mão de obra já qualificada por serem doutores e faz com que aumente a produção cientifica e tecnológica do programa, além disso, um dos quesitos de recomendação dos programa pela CAPES é ter orientações ou coordenações de estagiário de pós-doutorandos”, conclui.

Confira o edital: