Oportunidade de estudos no Chile: CRI da UESPI divulga programa de bolsas de cooperação de mestrados

Por Vitor Gaspar

A Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) informa que a Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID) está lançando seu Programa de Bolsas de Cooperação Sul-Sul, edição 2024. Este programa oferece uma chance incrível para profissionais da América Latina e do Caribe aprimorarem suas habilidades por meio de mestrados em instituições chilenas de ensino superior.

Aprueba Convocatoria 2024 Becas República de Chile – revisada PLC-10-07-2023

Casa Central da Universidad de Chile, a mais antiga do país. (foto: Joshua Stone/Wikimedia Commons)

Segundo o Coordenador de Relações Internacionais da UESPI, Prof. Dr. Orlando Berti, essa é uma oportunidade ímpar para os egressos e egressas, além do quadro de servidores técnicos e administrativos da universidade, pois trata-se de uma chance de ingressar em instituições de qualidade no Chile, aproveitando também para destacar a oportunidade de internacionalização do conhecimento.

“Até o momento essa é a oportunidade mais interessante para esses dois públicos, sendo também uma forma de instigar a internacionalização não somente da UESPI, mas como também do nosso Estado, trazendo mais perspectivas de visões de mundo, culturais e políticas que trazem e reverberam uma série de perspectivas positivas da universidade como propagadora do saber”, afirma.

Benefícios Generosos

– Pagamento de custos de tarifas, matrículas e taxas de licenciatura;
– Subsídio mensal de manutenção;
– Benefícios de vida, saúde e acidentes durante a estadia no Chile;
– Subsídio único para textos e materiais de estudo;
– Subsídio adicional para apoio de despesas de preparação de tese;

Quem Pode Participar?

Profissionais de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Equador, Paraguai, Uruguai e outros, incluindo membros da CARICOM. Prioridade é dada a funcionários públicos e acadêmicos de universidades reconhecidas em seus países.

Prazos Importantes

Os estudos podem iniciar entre 1 de março e 30 de setembro de 2024, de acordo com os programas e calendários das instituições chilenas. A data-limite para envio das candidaturas é 31 de outubro de 2023.

GUIA CRI_MESTRADO NO CHILE

Como se Inscrever?

a) enviar ao correio eletrônico da DCE (dce@itamaraty.gov.br), até 31/10/2023, cópias da documentação completa em formato digital;

b) enviar ainda a documentação somente em formato digital, até 31/10/2023, ao correio eletrônico da Embaixada do Chile no Brasil ().

Acesse o link oficial para mais informações

Não perca esta chance única de avançar em sua carreira acadêmica e profissional no Chile!