OCLIPI de Língua Portuguesa: projeto será apresentado em evento na UFPA

Por Roger Cunha

Com a chegada da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 07 a 13 de julho, no Campus Guamá da UFPA, a SBPC promete ser um marco não apenas em ciência, mas também em tecnologia, inovação, arte, cultura e diversidade. Durante seis dias, os participantes terão acesso a uma vasta programação que inclui conferências, mesas-redondas, cursos e palestras. Destaque também para as atividades nas tendas da SBPC Jovem, SBPC Mairi e SBPC Afro e Indígena, que oferecem desde introdução ao universo científico para crianças até debates sobre diversidade étnico-racial e cultural. Na Expotec, instituições de educação, ciência e inovação estarão presentes, enquanto no Paneiro – Espaço de Cultura Alimentar, a discussão será sobre sistemas alimentares sustentáveis. Já na SBPC Cultural, o público poderá apreciar uma variada programação artística, incluindo teatro, dança, música e oficinas.

76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira

Marcado para o dia 12 de julho,  Profa. Dra. Shirlei Marly Alves apresentará o projeto que está transformando o ensino de língua portuguesa no Piauí: a Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí – Dizeres e Saberes do Nosso Povo, conhecida como OCLIPI. Idealizado no âmbito do Programa SEDUC Olímpica da SEDUC-PI, o OCLIPI é um projeto pioneiro tanto no estado quanto no Brasil. O projeto foi selecionado na Chamada CNPq/MCTI nº 03/2023.

“A principal motivação é a importância de se disseminar a educação científica na Educação Básica, mais especificamente, no ensino de Língua Portuguesa, área em que raramente se incentivam os estudantes a fazerem pesquisa científica”, respondeu a Profa. Shirlei Marly Alves, que também é a coordenadora do projeto,  ao ser questionada sobre o que a motivou a propor a criação da OCLIPI. “O projeto foi inspirado na necessidade de integrar escola e comunidade, fortalecendo os laços essenciais para a educação cidadã”, acrescentou.

SBPC Jovem são destinadas a estudantes e professores do ensino básico e a todos os amigos da ciência.

Ascom: Que benefícios específicos estão sendo obtidos no projeto OCLIPI?

“A Olimpíada Científica de Língua Portuguesa do Piauí ‘Saberes e Dizeres do Nosso Povo’ (OCLIPI) propicia aos professores compreenderem a pesquisa científica como um princípio educativo, que favorece aos estudantes a autonomia, o desenvolvimento do raciocínio analítico, a ampliação da visão crítica. Na aprendizagem da língua portuguesa, atinge-se uma visão abalizada dos múltiplos e variados usos linguísticos, para muito além do que se alcança com o ensino tradicional de gramática”.

Ascom: Qual o processo de formação dos professores que participam do projeto?

“Os professores estão participando de um curso de formação em EAD cujo título é ‘PESQUISA CIENTÍFICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA’. Trata-se de um curso de extensão universitária com carga horária de 60 horas, com a mediação de professores de Língua Portuguesa com titulação de mestrado”.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Ascom: Qual a importância da apresentação na SBPC Jovem para o projeto? O que esperar com essa apresentação?

“A OCLIPI está sendo desenvolvida com recursos de fomento provenientes da aprovação na Chamada CNPq/MCTI nº 03/2023 de Olimpíadas Científicas. Sendo a SBPC patrocinada por esse órgão, é importante que se divulguem as ações aprovadas em seus editais. Além disso, pretendemos disseminar a ideia de trabalhar com a pesquisa científica nos domínios do ensino de Língua Portuguesa, e o evento é uma excelente oportunidade para isso”.

Ascom: Quais os planos futuros para a OCLIPI? Há intenção de expandir o projeto para outras regiões ou implementar novas fases?

“Sim, no próximo ano, nossa intenção é fazer parcerias com outras instituições da região Nordeste, de modo a tornar a OCLIPI um evento regional”, respondeu Shirlei Marly Alves sobre os planos futuros para a OCLIPI e a possibilidade de expandir o projeto para outras regiões ou implementar novas fases”.