NUTI: Estudantes de Educação Física realizam avaliação física em idosos

Por : Maria Visgueira

Na última  quarta-feira (07), foi realizada uma avaliação
Física com as alunas do Núcleo de atividade física para a terceira idade (NUTI) com o objetivo de avaliar a flexibilidade, a força e o equilíbrio das idosas.

“A avaliação foi dividida em duas partes, sendo a primeira as atividades da vida diária(AVD), como as tarefas básicas de autocuidado, que permitem a integração de uma pessoa na comunidade, gerir a sua casa e a sua vida. Nesse primeiro momento, os testes foram em formato de questionário. Na segunda parte tratou-se de uma avaliação funcional, como testes para avaliar a flexibilidade, a força, o equilíbrio, a potência e a resistência aeróbica” explica a extensionista e estudante do curso de Educação física da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Elzivane Rocha, 21 anos, do NUTI.

Testes físicos com a as alunas do Nuti

A prática de exercícios físicos é essencial para fortalecer o sistema imunológico. A estudante de educação física relata a importância da
atividade física para os idosos. “A prática de atividades físicas para os idosos minimiza os impactos do tempo no processo de envelhecimento, como o enfraquecimento dos músculos. Além disso, quando uma pessoa está se exercitando, alguns hormônios são liberados, como a endorfina, que cria uma sensação de felicidade, podendo reduzir o estresse”,  ressalta.

O NUTI é um projeto de extensão que estimula aspectos de
convivência social, desta forma, os idosos ampliam seu repertório de amizades. O exercício físico auxilia no combate de doenças como depressão, ansiedade e melhora as relações sociais.

O sentimento das alunas do projeto é de satisfação. A
veterana Fátima Barbosa, aluna tanto da Unati, quanto do NUTI, ficou gratificada pela atividade. A avaliação só é benéfica para nós. É importante porque a partir dessa avaliação eles vão melhorar o nosso exercício”, afirma a aluna.