Letras Parnaíba: Aluno lança livro proveniente da disciplina de Estágio Supervisionado I

Por Anny Santos

Aluno do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, promoveu o lançamento do livro “Caderno Imaginário”, proveniente da disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado na Unidade Escolar Cândido Oliveira.

O lançamento aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de julho, no Teatro Benjamim Santos, localizado no Museu do Mar do Delta do Parnaíba. O livro “Caderno Imaginário” é fruto de um projeto de intervenção idealizado pelo estudante Alexandre César Mendes Araújo, sob a orientação da professora Silvana Maria Lima dos Santos.

Segundo o aluno, através de uma oficina de produção escrita e editorial, realizada no mês de junho, com os discentes da VII etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto proporcionou aos estudantes da Unidade Escolar Cândido Oliveira a oportunidade de explorarem suas habilidades na escrita. Para ele, a oportunidade de participar desta experiência, para além de cumprir com o requerido pela disciplina, foi enriquecedora, pois o contato com os funcionários da instituição e a convivência com os discentes compõem o alargamento da percepção do enfrentamento docente.

“A importância de atividades como as que surgem por meio de projetos como este e muitas outras possibilidades envolvendo práticas integrativas, arte-educação, e outros meios de criar pontes e facilitadores do processo de autonomia dos sujeitos em desenvolvimento, coexista concomitante um trabalho basilar de subsídio que não só garanta o mínimo do acesso ao aprendizado, impulsiona os níveis do ensino no país e atua para os que tiveram a trajetória interrompida e que buscam pelo mínimo que quase não é ofertado”, destaca.

Com o apoio da Editora Tremembé e da gestão da escola, representada pela Diretora Mayara Sales e pela Professora Supervisora de campo, Eldânia Lima, o livro se tornou um reflexo do esforço e talento dos discentes participantes, que compartilharam suas histórias, poesias e perspectivas de mundo com criatividade e imaginação.

De acordo com discente Alexandre Araújo, no evento de lançamento, os estudantes puderam celebrar suas conquistas como autores e autoras na presença de pais, amigos e professores. Durante a cerimônia houve a entrega simbólica dos exemplares à biblioteca da escola, enriquecendo o acervo literário da instituição. Além disso, os estudantes receberam seus próprios exemplares do livro e tiveram a oportunidade de compartilhar suas obras com o público presente, autografando suas páginas e interagindo com os leitores.

Sobre o livro

A obra trata-se do resultado do que foi absorvido dentro da oficina, do contato com o autor, por parte dos alunos da EJA VI etapa, com produções de crônicas, poemas e haicais (um gênero de poesia). A obra foi distribuída gratuitamente no lançamento em formato físico e se encontra disponível no site da editora tremembé em formato e-book para dowload gratuito.

“Acredito que devido a colaboração e a curiosidade da turma, perante esse episódio, teve um impacto significativo, pois eles puderam protagonizar um lugar de evidência e valorização de quem são e do potencial do que podem produzir. Existem talentos surpreendentes nessa turma e ocupar esse lugar de dianteira é fundamental para que possam aflorar e se desenvolver. A experiência proporcionou um maior entendimento da realidade dos alunos, suas dificuldades e necessidades, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a construção de uma relação positiva com a turma”, finaliza.