Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Saúde da Família

Por Clara Monte

A Coordenação Acadêmica Nacional anuncia a abertura oficial das inscrições para a Seleção Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF), promovido em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O período de inscrições estende-se até o dia 19 de fevereiro de 2024, e a UESPI disponibiliza 8 vagas para este programa em Rede Nacional.

Os interessados devem acessar o sistema por meio do site da NUCEPE, realizar o cadastro e anexar todos os documentos exigidos no edital, apresentando-os em formato PDF. A documentação comprobatória dos itens pontuados no Roteiro para a Análise de Currículo deve ser enviada conforme a ordem indicada no edital.

De acordo com o Coordenador Institucional do Programa na UESPI, Professor Vinícios Alexandre da Silva Oliveira, o curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida e possui uma duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses. A carga horária total é de 975 horas, abrangendo 9 encontros síncronos (presenciais) e atividades desenvolvidas à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ele ressalta a importância do programa, destacando que, um QR code foi implementado para facilitar o acesso ao site de inscrições.

“Esse programa tem uma importância altíssima na capacitação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Fazer estratégias de saúde da família não é fácil e envolve conhecimentos específicos, os quais este mestrado tem o poder de ensinar aos profissionais para que se qualifiquem nessa perspectiva. A UESPI assume a responsabilidade de contribuir para este projeto, compartilhando conhecimento, ações e estratégias de trabalho em nosso estado.”

Confira todas as informações no Edital do PROFSAÚDE