Por Ana Raquel Costa
O curso de Administração da UESPI, Campus Clóvis Moura, em parceria com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e com a Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), realiza o “III Ciclo de Palestras do Curso de Administração para Produção Científica”. As palestras acontecem nos dias 24 e 30 do mês de maio e nos dias 07, 15 e 22 do mês de junho, a partir das 16h, com transmissão ao vivo através do YouTube. O evento também conta com apoio da empresa DATAmérica.
O projeto é organizado pelos professores Alainy Rosado Leitão e Fabrício Brito do Amaral, tendo como objetivo abordar as questões de metodologia científica, trazendo os conhecimentos necessários para que discentes, professores e comunidade em geral possam desenvolver artigos científicos, monografias, dissertações e teses.
“A universidade trabalha no tripé “ensino, pesquisa e extensão” e esse ciclo de palestras vem contribuir nessa dimensão da pesquisa científica. Ele é indicado a todos que estiverem interessados em desenvolver pesquisas. As palestras vão ser online, então, pessoas de várias localidades podem se beneficiar desses conhecimentos, que vão estar sendo trabalhados durante essas cinco palestras. Reforçamos também que o público alvo não são só alunos do curso de administração, porque serão trabalhadas temáticas acerca de metodologias de pesquisa, regras da ABNT, como desenvolver um artigo cientifico, como fazer uma defesa em uma banca e entre outros conhecimentos que são bastante importantes para todas as áreas”, explica o Professor Fabrício Brito do Amaral, um dos organizadores da ação de extensão.
As palestras envolvem temáticas acerca da produção científica, abordando a escrita de artigos científicos, trabalho de conclusão de curso, a elaboração de problemas de pesquisa, a etapa de defesa dos trabalhos e a metodologia científica para elaboração dos trabalhos. A participação dará direito a um certificado de 30 horas, com participação aberta para a comunidade acadêmica da UESPI, comunidade acadêmica de outras instituições e para profissionais da comunidade em geral.
Inscrições para o ciclo de palestras
As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de maio através do preenchimento do formulário de inscrição online.
Após o encerramento das inscrições, os participantes serão inseridos em grupos no aplicativo WhatsApp, onde receberão os links das transmissões das palestras. O link para preenchimento da frequência será enviado durante a transmissão de cada palestra, sendo obrigatório o preenchimento para garantia do certificado.
Programação das palestras
24/05 a partir das 16h – Palestra “Artigo Científico: caminhos para uma escrita eficiente” com a Profa. Dra. Auricélia Melo
30/05 a partir das 16h – Palestra “Plataforma Escrita – TCC não é obrigatório, é transformator” com o Prof. Ms. Marcos Ayres
07/06 a partir das 16h – Palestra “Problemas e Desafios da Iniciação Científica” com o Prof. Dr. Macell Cunha Leitão
15/06 a partir das 16h – Palestra “Defesa em Banca: dicas e sugestões” com a Profa. Esp. Aurélia Alencar
22/06 a partir das 16h – Palestra “Metodologia Científica: regras e normas acadêmicas” com o Prof. Dr. Franklin Silva