Inscrições abertas para o I Seminário Nacional de Gênero e Direitos Humanos

Por Giovana Andrade

O grupo de Pesquisa em História, Cultura e Gênero, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realiza o I Seminário Nacional de Gênero e Direitos Humanos com o tema “Os fundamentos, as perspectivas e as experiências contemporâneas”.

O evento ocorrerá nos dias 25 de novembro e 05,06 e 07 de dezembro na modalidade virtual, com transmissão pelo Canal generouespi no Youtube.

A ação tem uma programação variada de atividades que contemplam 40h , com realização de conferências, mesas-redondas (com transmissão pelo Canal Gênero UESPI no Youtube), simpósios temáticos (via Google Meet). O objetivo é debater as potencialidades de diálogos entre Gênero e Direitos Humanos.

A professora Ângela Maria Macedo de Oliveira, uma das organizadoras do evento, convida a todos para participarem e destaca que a finalidade será oportunizar aos participantes reflexões críticas e atualizadas relativas as potencialidades de diálogos entre Gênero e Direitos Humanos, seja no cotidiano como nas pesquisas acadêmicas, como o reconhecimento e a viabilização dos direitos mais básicos, como o direito a vida, o direito a dignidade humana e o direito a uma vida sem violência.

“Associar os Estudos de Gênero com a discussão sobre Diretos Humanos permite não só debater as desigualdades sociais, a violência doméstica e familiar, o feminicidio, as masculinidades, dentro outros temas que serão debatidos durante o evento, mas também refletir sobre lutas por reconhecimento, avanços e desafios legislativos. Os direitos humanos são fundamentais na luta contra todas as formas de violências de gênero. O I Seminário Nacional de Gênero e Direitos Humanos estará integrado ao calendário de campanha mundial dos 16 dias de ativismos pelo fim da violência contra as mulheres”.

Nos quatro dias do evento participarão das palestras e das mesas-redondas renomados profissionais de diversas áreas do conhecimento: História, Direito, Sociologia, Jornalismo, Pedagogia, Letras e Serviço Social.

As inscrições para ouvintes e para as comunicações orais são gratuitas.

Inscrições para Ouvintes: 14/09/22 à 26/11/2022

Link para a inscrição: https://sites.google.com/phb.uespi.br/generoedireitoshumanos/p%C3%A1gina-inicial

Período para submissão das propostas de Simpósios Temáticos: 13/08/22 à 13/09/2022

Divulgação dos STs aprovados: 14/09/2022

Inscrições para apresentação de trabalho nos ST: 15/09/2022 à 26/11/2022 (Envio de Resumos)

Divulgação dos trabalhos aceitos: 30/11/2022

Realização do evento: 25/11; 05 a 7/12/2022

Apresentação dos trabalhos nos Simpósios Temáticos: 05 e 07/12/2022

Prazo final para envio dos artigos completos já revisados para publicação nos Anais do evento (E-book): 16/01/2023

Os apresentadores de trabalhos têm 08 Simpósios Temáticos disponíveis para se inscreverem:

ST 1 – A MULHER NA ANTIGUIDADE;

ST 2 – MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE UMA JUVENTUDE EM MEIO A UM CENÁRIO TRANSPANDÊMICO;

ST 3 – HISTÓRIA E RELAÇÕES DE GÊNEROS: perspectivas de pesquisas e produção de conhecimentos contemporâneos nas Ciências Humanas;

ST 4 – O ENSINO DE HISTÓRIA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO: articulações para uma formação histórica plural;

ST 5 – QUEER E ALÉM: perspectivas do que se chama de queer na contemporaneidade;

ST 6 – OS ESTUDOS DE GÊNERO E DIREITOS HUMANOS SOB A PERSPECTIVA DA HISTÓRIA: diálogos possíveis

ST 7 – A CRÍTICA PÓS-COLONIAL E OS ESTUDOS SOBRE GÊNERO: Diálogos emergentes para o campo das Ciências Humanas e Sociais;

ST 8 – DECOLONIZANDO O GÊNERO: perspectivas africanas, afrodiaspóricas e indígenas

Os artigos que serão apresentados nas Comunicações Orais serão publicados posteriormente em um Ebook.

Confira a Programação completa