Inscrições abertas para o I Fórum de Acompanhamento de Egressos da UESPI

Por João Fernandes

Começa no dia 28 de fevereiro, o I Fórum de Acompanhamento de Egressos da UESPI. Essa iniciativa busca reunir docentes, discentes e egressos dos Cursos de Licenciatura em Filosofia, Ciências Sociais e História, do Campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, para debater os processos de formação acadêmica e o acompanhamento da atuação dos egressos.

A ação acontece no Auditório do Campus, entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março. Em cada dia será promovido um fórum temático, mediado e realizado por egressos dos três cursos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do Formulário Eletrônico. Os participantes receberam certificados de 20h de participação.

De acordo com o professor Felipe Ribeiro, organizador do evento, um dos objetivos é entender como os egressos estão inseridos (ou não) no mercado de trabalho, bem como estimular formas de integração e diálogo com os atuais corpos discentes e docentes.

“Esse acompanhamento se apresenta como uma grande oportunidade para refletirmos sobre o processo de formação das nossas turmas, buscando seu aprimoramento e também conhecer mais detalhadamente sobre as formas de atuação dos profissionais que formamos em nossa Universidade”, comenta o professor.

Segundo o professor Leandro Sardeiro, coordenador geral do projeto, além de propiciar a avaliação dos cursos e acompanhamento de egressos, o Fórum permite reconexões da comunidade acadêmica com a comunidade externa, tendo em vista as variadas formas de inserção desses egressos na sociedade.

“Nossa expectativa é que isso sirva como impulso para a inauguração de uma preocupação permanente acerca da auto avaliação dos cursos na UESPI, pois que isso é de suma importância para a qualidade formativa e para a melhora nas notas das avaliações periódicas  pelas quais passam todos os cursos”, pontua.

Ele destaca ainda que esse projeto é essencial para que seja dado mais subsídios aos cursos em destaque e posteriormente haja o aprimoramento das suas perspectivas e atividades ofertadas.  “A partir deste projeto, podemos pensar novas propostas de formação continuada, novos conteúdos para o curso e novas formas de ‘estreitamento de laços’ com o nosso público externo. Por essa razão, decidimos reunir esforços e tentar consolidar uma política comum de busca dos resultados oferecidos pelos cursos, para que possamos utilizar tudo isso em prol da melhoria das nossas ofertas formativas”.

Tal iniciativa é um desdobramento da atuação da Comissão Permanente de Acompanhamento de Egressos (COPAE) do Curso de Filosofia, cujas atividades têm inspirado outros cursos, que visam fomentar propostas similares, tanto por conta da importância de se estabelecer uma política de acompanhamento de egressos, quanto pela sua necessidade em termos de avaliação institucional da própria universidade.de pretende ser desenvolvida em torno da compreensão, localização e estreitamento de laços com os egressos dos cursos envolvidos. Mais informações no site do evento.

Confira a programação completa

Dia 28/02 (quarta-feira)