Inscrições abertas: está disponível o edital de ingresso no Grupo “Esperança Garcia”

Por Clara Monte

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, informa que estão abertas as inscrições para a seleção de novos membros do Grupo de Estudo e Pesquisa Esperança Garcia (GEPEG). As inscrições seguem até o dia 02 de janeiro de 2023.

O professor Elvis Gomes Marques Filho, coordenador do grupo de estudos, explica a relevância do projeto como forma de promover pesquisas e extensões sobre direitos e garantias fundamentais de grupos sociais vulneráveis no Brasil, em especial no Piauí. Ele destaca a importância de debates acadêmicos sobre esse assunto objetivando o processo de concretização da proteção normativa de membros de grupos vulneráveis, em busca de desconstruir os obstáculos sociais e institucionais que impedem o pleno gozo de direitos e garantias fundamentais por pessoas em situação de vulnerabilidade social, jurídica e econômica.

“Os resultados das nossas pesquisas são divulgados em revistas com Qualis Capes, de modo a demonstrar a necessidade de efetivação das normas jurídicas que garantam os direitos e garantias fundamentais dos povos marginalizados. Ou seja, fazer parte da nossa equipe melhora o currículo com publicações de artigos científicos, e apresentações de trabalhos em congressos e organização de eventos. Além de aprender a discutir sobre estudos na área dos Direitos Humanos, em reuniões mensais e promover ações extensionistas em trabalho direito com a comunidade.”

Ao todo, estão sendo oferecidas 10 vagas, com o prazo de validade de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) um ano. Podem se inscrever aqueles que estão cursando ou já cursaram um dos cursos superiores das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Confira o edital para mais informações: https://drive.google.com/file/d/1soWshqXp8nk0KBN9IVvX37VMy9ugC7MJ/view

Formulário de inscrição: