Inauguração do Escritório EducationUSA em 25 de Outubro na UESPI

Por Giovana Andrade

A Universidade Estadual do Piauí convida a todos para a solenidade de inauguração do “Escritório do EducationUSA”, no dia 25 de outubro, às 8h no Centro de Ciências da Saúde. A solenidade contará com a presença da Cônsul Geral May Baptista, Cônsul de Cultura, Jeffrey T. Lodermeier e Rita Moriconi, Regional Educational Advising Coordinator (REAC) do EducationUSA, além da Administração Superior da UESPI.

Segundo o Prof. Dr. Orlando Berti, Coordenador de Relações Internacionais da UESPI, o escritório oficial do Departamento de Estado norte-americano tem a missão de facilitar o intercâmbio educacional e cultural entre os Estados Unidos e o Brasil e viabilizar a troca de conhecimentos, englobando aspectos culturais e sociais, além de projetos e programas. “Atualmente, mantemos intercâmbios com cerca de trinta instituições de outros países e estamos expandindo essas colaborações para promover a internacionalização da UESPI. Isso ocorre através dessas parcerias que facilitam a troca de conhecimento, demonstrando que vivemos em um mundo global. Nesse cenário global, a necessidade de interações internacionais se torna cada vez mais essencial”.

Ainda de acordo com o professor , no momento, a universidade está em articulação para trazer o escritório educacional da Alemanha, que é outro ponto de estratégia do governo do estado. Na semana passada, o governo anunciou um investimento de mais de um bilhão com empresas alemãs. Isso reflete a necessidade de fortalecer não apenas o domínio de línguas, mas também o intercâmbio de conhecimentos. “A questão linguística é crucial, e, por exemplo, no contexto do Education, o inglês desempenha um papel gigantesco, sendo o idioma mais amplamente falado. Quase metade de tudo que é publicado é em inglês. Portanto, a abertura de um escritório proporcionará uma ampla interface em todas as direções, beneficiando tanto a universidade quanto a sociedade piauiense”.

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. No Brasil, existem mais de 40 Centros EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA.

O Vice-Reitor, Jesus Abreu, explica que a instalação do escritório é um reconhecimento valioso para a instituição. Ele aponta que o programa em questão oferecerá possibilidades significativas para os alunos da nossa instituição estudarem nos Estados Unidos, além de proporcionar a vinda de estudantes e professores universitários de lá.

“A UESPI atua atualmente como protagonista no sistema de educação de intercâmbio no Piauí. O escritório, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) , proporcionará assistência a todas as instituições de ensino do Piauí, sejam elas públicas ou privadas. Estamos extremamente felizes e otimistas com o avanço do processo de internacionalização. Parabéns à UESPI e saudações!