I Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da UESPI convida comunidade acadêmica a participar

Por Roger Cunha

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), informa que as inscrições já estão abertas para a I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e os interessados podem se inscrever através do link: https://doity.com.br/i-semana-de-pesquisa-extensao-e-pos-graduacao-da-uespi/inscricao.

I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UESPI. Inscrições Abertas

O evento, que ocorrerá em formato híbrido, terá a participação obrigatória dos alunos de Teresina que estão finalizando seus trabalhos nos programas PIBIC, PIBIT e PIBEU (2023-2024). Estudantes do interior poderão participar remotamente, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da UESPI, e deverão apresentar seus trabalhos de forma virtual.

Além disso, os trabalhos podem ser submetidos à I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UESPI durante o período de 16/09/2024 até 30/09/2024, através do link: https://doity.com.br/i-semana-de-pesquisa-extensao-e-pos-graduacao-da-uespi/artigos.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira, o evento já alcançou grande adesão com mais de 520 inscrições confirmadas. Ele destaca a relevância da participação de toda a comunidade acadêmica e reforça a importância do envolvimento em diversas frentes. “Estamos aqui reforçando a importância da participação de toda a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Piauí – os docentes, os discentes e também o corpo técnico-administrativo – na nossa primeira semana de pesquisa, extensão e pós-graduação”, afirmou.

Um dos pontos altos do evento é a integração dos já consagrados Simpósios de Iniciação Científica, além de novas atividades voltadas para alunos e professores. “Estamos preparando uma grande programação, não só voltada para a apresentação de trabalhos dos alunos, mas também para o docente. Vamos, por exemplo, discutir a apresentação de projetos de cursos stricto sensu, como mestrados e doutorados, com convidados externos que estarão discutindo conosco os detalhes e as nuances na elaboração desses projetos importantes para a universidade”, explicou o Pró-reitor.

Além disso, o Professor Rauirys Alencar mencionou a importância de incentivar a participação dos orientadores de programas como o PIBIC, PIBIT e PIBEU, e anunciou a abertura de vagas para professores atuarem como avaliadores ad hoc durante o evento. “Nós temos um lote específico que estamos divulgando para que esses professores possam participar do evento, contribuindo como avaliadores”, destacou.

O evento também contará com discussões voltadas para a captação de recursos externos, com a participação de pesquisadores de renome nacional que irão compartilhar suas experiências em submissão de projetos a editais e captação de financiamentos. “É um grande momento para a nossa universidade dentro do âmbito da pesquisa, da pós-graduação e também da extensão universitária”, concluiu o pró-reitor.

Com as vagas para atividades presenciais limitadas, a organização incentiva que os interessados façam suas inscrições o quanto antes para garantir participação.