“Foi na universidade que aprimorei ainda mais meus sonhos dentro da educação”

Por Clara Monte

Em uma emocionante cerimônia realizada no campus de Corrente, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) outorgou grau aos formandos do curso de Pedagogia. Dentre os formandos, estava Gabriel Alves, o mais novo pedagogo piauiense, que segurava com firmeza uma enxada, afirmada por ele, ser o símbolo de sua trajetória. Para o egresso, a enxada representava sua família de lavradores da zona rural do município de Corrente, que não teve a oportunidade de adquirir a educação formal. Gabriel orgulha-se de ser o primeiro membro de sua família a conquistar uma formação superior.

Formando de Pedagogia, Gabriel Alves

“Deixo aqui essa frase: “Sou o que sou, porque somos todos nós”. Nela representa meu sentimento de gratidão tanto aos meus familiares, que sempre me apoiaram apesar das muitas dificuldades, quanto à UESPI, a instituição que me ofereceu ensino de qualidade para que eu me tornasse o educador que sou hoje. Foi na universidade que aprimorei ainda mais meu sonho dentro da educação, e aproveitei ao máximo tudo que me era oportunizado, sempre participando de pesquisas e projetos, que me abriram portas. E agora, meu objetivo é um mestrado, continuar na educação, e quem sabe um dia voltar para a UESPI, mas dessa vez sendo um professor da instituição”.

Discurso do formando Gabriel Alves

Orgulhosa do filho, Cizinha Alves, se emocionou ao compartilhar a jornada da família e do filho até o dia da formatura. Ela falou sobre as adversidades enfrentadas ao longo do percurso e expressou sua  felicidade ao ver seu primeiro filho se formar em uma instituição pública, segurando simbolicamente uma enxada na mão, representando a luta dos familiares.

“Meu pai, avó de Gabriel, trabalhou e lutou muito para que ele pudesse ter a educação que nós não tivemos a oportunidade. Vê ele com a enxada na mão, com orgulho de todas as nossas lutas para ver ele se formando, me traz um sentimento de profunda gratidão. Eu, e toda nossa família, estamos muito felizes por esse momento de vitória, pois apesar das dificuldades de moradia para que ele tivesse acesso aos estudos, ele conseguiu realizar esse sonho”.

Formando Gabriel Alves, e sua mãe, Cizinha Alves

Marcos Vinicius, coordenador do curso de Pedagogia, afirma que momentos de formaturas são especiais para ele, pois representa um sentimento de dever cumprido como professor.  Ele destaca a importância da educação pública na vida de jovens como o Gabriel Alves, que aproveitou todas as oportunidades ofertadas a ele.

“Gabriel sempre foi um exemplo de dedicação, tanto que chegou a receber a láurea acadêmica. Ele vem de uma família de agricultores da nossa região, pessoas lutadoras que enfrentaram inúmeros desafios e que não teriam condições de pagar uma instituição particular para o seu filho. Acredito que este seja um momento extremamente representativo para todos”.

Colação de Grau do curso de Pedagogia

Na cerimônia, a Pró-reitora adjunta de Administração, Profa. Rosineide Candeia, esteve representando o Magnífico Reitor da UESPI e parabenizou  todos os formandos pela conquista do grau em nome da instituição. Ela expressou sua satisfação ao testemunhar trajetórias de prosperidade, como a de Gabriel Alves, destacando a contribuição da UESPI para enriquecer a vida das pessoas.

“A satisfação que sentimos a cada cerimônia de colagem de grau é imensurável. É especialmente gratificante testemunhar a formação desses profissionais e vê-los inseridos no mercado de trabalho. Agradecemos sinceramente pela confiança que depositaram em nossa instituição”, finalizou a professora

Profa. Rosineide Candeia, Pró-reitora adjunta de Administração da UESPI