Evento da UESPI destaca cultura e resistência de comunidades mocambeiras

Por Vitor Gaspar

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura (PPGSC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), promove nessa quarta-feira (28), uma palestra seguida do lançamento do livro “Nasci nas matas, nunca tive senhor”, que trata sobre a história e memória dos mocambos do Baixo Amazonas escrito pelo Prof. Dr. Eurípedes Antônio Funes. A ação acontece às 17h no auditório do Geratec, campus Poeta Torquato Neto em Teresina.

A palestra, que será conduzida pelo autor do livro, vai abordar os aspectos históricos e culturais dos mocambos do Baixo Amazonas, resgatando as memórias e experiências dessas comunidades. O objetivo do evento é levar aos participantes relatos que refletem a luta, a resistência e a riqueza da cultura desse povo através de uma narrativa que foca em uma perspectiva única sobre a trajetória dessas comunidades e sua contribuição para a formação da identidade brasileira.

As pesquisas do Professor Eurípedes foram iniciadas no final da década de 1980 em várias comunidades negras do Baixo Amazonas, sendo uma referência para estudos de mocambos e quilombos. A Coordenadora do Programa, Profa. Cristiana Rocha, conta que o autor vai trazer uma relação entre passado e presente utilizando diferentes metodologias. “Ele vai trazer um debate atual para os estudos dessas sociedades, hoje, impactadas por corporações capitalistas ligadas ao agronegócio, exploração madeireira e mineração”.

Eurípedes é doutor em História Social pela USP, com estágio pós-doutoral pela UNICAMP, Professor aposentado do Departamento de História da UFC, sendo uma referência para os estudos sobre escravidão, comunidades quilombolas, identidades, natureza e cultura e movimentos sociais. Ele faz um convite a comunidade uespiana para a participação no evento. “É muito bom voltar à Universidade Estadual do Piauí para alguns encontros, discussões e debates. Será um grande prazer receber a comunidade acadêmica, o movimento negro e o movimento quilombola do estado do Piauí para o lançamento do meu livro”, finaliza.

A participação do público é aberta a todos, sem necessidade de inscrição prévia. A palestra e o lançamento do livro serão acessíveis para a comunidade acadêmica e para aqueles interessados em conhecer e dialogar sobre as sociedades mocambeiras. A coordenação do PPGSC convida a todos a participarem desse evento que promove a discussão e valorização da história e cultura dessas comunidades.