Estudante de jornalismo é um dos vencedores da competição internacional de vídeos da ONU

Por Giovana Andrade

“Meu objetivo era mostrar como as desigualdades de oportunidades afetam os sonhos de crianças como João, que almejam uma vida melhor. A produção explora o futebol e a educação como ferramentas de transformação social. O vídeo é um grito contra as barreiras sociais que limitam o potencial de muitas pessoas” destaca Carmo Neto, estudante de jornalismo e ganhador da quarta edição do ‘Human Rights Youth Challenge’, realizado, anualmente, pelo setor de água e saneamento do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Carmo Neto, estudante de Jornalismo.

Carmo Neto é um estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, localizada no campus de Picos. Ele reside a 78 km do campus, na cidade de São Julião. O vídeo premiado é intitulado “O Sonho de João,” uma criação de Carmo que aborda a desigualdade no acesso a oportunidades e como isso pode afetar os sonhos e aspirações de pessoas socialmente vulneráveis.

O curta-metragem foi produzido em inglês e narra a história de João, um menino de nove anos. O vídeo captura momentos nos quais João joga futebol em uma quadra no povoado Mandacaru, além de outras cenas de sua rotina diária.

Ao assistir o vídeo, o espectador é levado a conhecer João, um garoto que aspira a um mundo mais vasto, onde os sonhos ganham asas, o futebol se transforma em arte e poesia, a educação é a chama da esperança e a região semiárida se torna um lugar repleto de oportunidades. Segundo o criador do curta-metragem a ideia foi mostrar a importância de enfrentar as desigualdades de acesso as oportunidades e como isso pode desempenhar um papel crucial na promoção dos direitos humanos e na busca por uma sociedade mais justa.

Carmo Neto explica que produziu o documentário no passado, enquanto cursava a disciplina de Comunicação Comunitária. A partir de algumas conversas que teve com o professor Orlando Berti sobre a importância e a necessidade de internacionalizar a comunicação gerada a partir do seminário e como apresentar esses trabalhos ao mundo, Carmos decidiu fazer o documentário. “Fiquei muito feliz com a premiação. O Plural + é uma competição muito prestigiada e que com certeza vai propagar a mensagem do meu vídeo. Fiquei muito honrado e contente com o resultado”, finaliza o discente

O vídeo já está disponível no Youtube.