Estudante da UESPI é selecionada na primeira fase do Programa Internacional sobre Mudanças Climáticas e Sustentabilidade nos EUA

Por Clara Monte

Na manhã desta quinta-feira (01), o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Evandro Alberto, recebeu a aluna de Administração Samile Gomes, única estudante do Nordeste a ser classificada na primeira fase do Programa Study of the United States Institute (SUSI) for Student Leaders on Climate Change and the Environment (Estudo do Instituto dos Estados Unidos (SUSI) para Líderes Estudantis sobre Mudanças Climáticas e Meio Ambiente), na cidade de Reno, estado de Nevada (Estados Unidos).

Reitor da UESPI, Evandro Alberto, Coordenador de Relações Internacionais, Prof. Dr. Orlando Berti e aluna, Samile Gomes

No encontro, o Prof. Dr. Orlando Berti, Coordenador de Relações Internacionais (CRI), expressou seu orgulho pela conquista da estudante e ressaltou a importância dos discentes procurarem e aproveitarem as oportunidades. “Nosso maior patrimônio são as pessoas, nosso alunato, nossos professores, nossos técnicos. Samile é brilhante, fluente em inglês e tem um currículo de se orgulhar. Nossa aluna tem um potencial forte e busca, em seus objetivos que hoje estão em protagonismo mundial, questões de mudanças climáticas.”

Reitor da UESPI, Evandro Alberto, e aluna, Samile Gomes

Para o Reitor, Prof. Evandro Alberto, essas oportunidades são únicas para promoverem ainda mais a qualidade de ensino para o alunato da UESPI. “Nossa estudante foi a única do Nordeste a ser selecionada na fase nacional para participar do grande programa como o SUSI, que tem como tema a sustentabilidade. Isso é mais um exemplo da forte representatividade de nossa instituição. Este é o momento de parabenizar a Samile pelo seu foco e talento, ela é um exemplo e com certeza será uma fonte de inspiração para muitos outros de nossos alunos.”

Exibição do vídeo enviado pelo Cônsul de Cultura dos Estados Unidos, Jeffrey Lodermeier

Grata pela oportunidade, Samille Gomes expressa sua felicidade pelo processo de seleção. Ela compartilhou que sempre desejou, mas nunca realmente acreditou que seu sonho pudesse ser realizado. Ela agradeceu a todos os envolvidos em seu percurso acadêmico e destaca que as pesquisas PIBIC foram essenciais para fortalecer sua vontade de se especializar.

Aluna selecionada, Samile Gomes

“Acredito que a Administração está presente não somente em empresas, mas em todos os âmbitos da vida cotidiana e é por isso que gosto tanto do meu curso. As áreas em que a administração pode ser aplicada e desenvolvidas são inúmeras. Sempre me interessei por assuntos internacionais e quando vi a oportunidade de participar de um programa tão importante como o SUSI no site da UESPI, logo me inscrevi. Estou feliz por me apaixonar cada dia mais pelo meu curso e por perceber as oportunidades crescentes oferecidas pela universidade.”

Samille Gomes aparece entre as seis finalistas do Brasil que irão concorrer a quatro vagas para estudar no país norte-americano. Agora,  a estudante aguarda o resultado final do processo seletivo.

Programa Study of the United States Institute (SUSI)

Os Institutos de Estudos dos EUA para Acadêmicos (SUSIs) são programas acadêmicos intensivos em nível de pós-graduação que oferecem ao corpo docente de universidades estrangeiras e outros acadêmicos a oportunidade de aprofundar sua compreensão da sociedade, cultura, valores e instituições dos EUA.
O objetivo do programa é fortalecer os currículos e melhorar a qualidade do ensino sobre os Estados Unidos em instituições acadêmicas no exterior. O SUSIs for Scholars ocorrerá em várias faculdades, universidades e instituições acadêmicas nos Estados Unidos ao longo de cinco a seis semanas no verão de 2024.