Por Vitor Manoel
O Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou visitas às salas de aula da Universidade durante essa semana, nos campi de Teresina.
A ação tem como objetivo divulgar o Edital para a Seleção de Bolsistas para o Programa Auxílio Alimentação Estudantil em aberto e sobre serviços disponibilizados pelo Departamento à comunidade acadêmica.
A equipe de assistentes sociais fizeram o trabalho da comunicação dos serviços disponíveis com distribuição de panfletos nos campi Poeta Torquato Neto e Clóvis Moura, além do CCA – Centro de Ciência da Saúde, a FACIME. Elas falaram sobre as funções do departamento, os programas existentes, as bolsas e serviços que, neste momento, estão sendo oferecidos, especialmente, os de assistência que estejam sobre administração do DAEC.
Nesse momento a maior divulgação está voltada ao edital mais recente para a Seleção de Bolsistas para o Programa Auxílio Alimentação Estudantil, que está com o prazo encerrando do dia 16 de maio.
O trabalho ajuda os alunos a tirarem dúvidas sobre estágios curriculares, bolsa trabalho, pagamentos de auxílio, dentre outros temas. A Diretora do DAEC, Profa. Hilziane Brito, afirma que existe um intenso trabalho para fazer com que as informações cheguem ao maior número de pessoas possíveis e não apenas de forma presencial, mas também de forma virtual utilizando as redes sociais, em especial, o Instagram.
“Nesse momento, as visitas acontecem em Teresina de forma presencial e, nos campi do interior, o serviço será disponibilizado de forma remota com encontros virtuais para facilitar o acesso a todas as cidades onde a Universidade está presente. Nós temos programas de auxílio que existem há anos e muitas vezes os membros da comunidade, tanto discentes como docentes, desconhecem, então para que os mesmos tenham eficácia precisamos que as pessoas entendam como eles funcionam e até mesmo para elas demandarem isso, buscarem esses auxílios que são oferecidos pela UESPI”, encerra.
O Departamento deve seguir promovendo ações como essa na capital e no interior de forma presencial e remota utilizando as redes sociais para o incremento dessa divulgação que possuem como meta, a médio prazo, reduzir significativamente as dúvidas de todo o corpo de funcionários e alunos ligados a Instituição.