Ensino de solos: projeto da UESPI propõe metodologias inovadoras no ensino de Geografia

Por João Fernandes

O ensino das ciências tem exercido papel fundamental para formação de cidadãos com capacidade de interpretar o mundo à sua volta. Nessa perspectiva, professora e discentes do curso de Geografia, campus Poeta Torquato Neto, desenvolveram o projeto “Solos na Educação: Jogos como Instrumento Lúdico no ensino de Geografia”, que leva oficinas pedagógicas para escolas como forma de incentivar o ensino e aprendizagem de conceitos da Geografia.

O projeto busca utilizar jogos didáticos, visando tornar o conteúdo mais acessível e interessante para os alunos da educação básica. Com isto, a ideia é propor uma metodologia inovadora e lúdica para o ensino de geografia, que pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o aumento do interesse dos alunos pelo tema.

Para a Profa. Dra. Maria Luzineide Gomes Paula, Coordenadora do projeto, a pesquisa pode servir como base para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino em outras áreas do conhecimento, dando suporte a outros professores que buscam alternativas metodológicas inovadoras para a construção de uma educação eficaz .

“A atividade lúdica e os jogos intervêm de maneira positiva no aprendizado em sala de aula. Ao longo do processo educativo é essencial aproveitar tudo aquilo que o discente tem de conhecimento no seu campo cognitivo e utilizar como norte para o desenvolvimento da aprendizagem. Para que essa aprendizagem aconteça o aluno deve ter vontade em aprender, ou todo o esforço por parte do professor tornará a aprendizagem mecanizada”, destaca a professora.

Projeto na prática

As primeiras atividades práticas foram realizadas na Oficina Pedagógica de 2022 em uma escola particular de Teresina, com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Na ocasião, foram apresentados jogos feitos com recursos não convencionais como forma de apresentar temas ecológicos de forma lúdica, despertando à discussão da ciência dos solos como ferramenta de ensino de geografia.

O aluno Edson Osterne da Silva Santos, discente do 8° período de geografia, considera que o ensino da geografia enfrenta obstáculos que impedem de tornar o ensino mais efetivo nos ciclos básicos, por isso, o projeto propõe uma adequação dos materiais didáticos  e uma mudança nos métodos atuais de ensino, visando o docente e sua formação.

“A atividade com jogos rompe com as práticas conservadoras, dando ao aluno a oportunidade de aprimorar a sua capacidade cognitiva e o desenvolvimento crítico na formação do conhecimento. Medidas como o uso de estratégias metodológicas de recursos didáticos não convencionais potencializam uma aprendizagem significativa, caso sejam bem aplicadas”, comenta o aluno.

Livya Calyne Linhares de Moura Costa, uma das integrantes do projeto, destaca que a iniciativa demonstrou a eficácia de atividades práticas e estimulou que os futuros profissionais  exercessem métodos mais eficientes.

“Construímos jogos ecológicos a partir de materiais recicláveis como papelão, rolo de papel higiênico, tampinhas e até elementos do solo, tudo isso pensado para o ensino do conteúdo de solos. No âmbito acadêmico essa experiência estimulou minhas habilidades e competências de criatividade, organização, trabalho em equipe, dentre outros requisitos essenciais para o desempenho profissional na área da educação”, finaliza a aluna.

Em breve será publicado algumas outras contribuições dessa pesquisa de PIBIC como o Relatório Final do projeto em formato de resumo simples com titulação “Trabalhando os jogos ecológicos para o ensino de solos na Geografia” e também um Resumo simples e Expandido no III Seminário Didático – Pedagógico (SEMDIPE) do CCHL com o título  “A importância das oficinas pedagógicas a partir do uso de jogos ecológicos relacionados ao conteúdo de solos nos anos finais do Ensino Fundamental”.