UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Confira como foi o I Congresso do Parto e Nascimento do Delta do Parnaíba

Por Giovana Andrade

Durante os dias 4 a 7 de abril, o I Congresso do Parto e Nascimento do Delta do Parnaíba marcou presença como um evento importante para a comunidade acadêmica e profissionais da saúde. Sob a organização da 25ª turma de Enfermagem da UESPI, Campus Parnaíba, e com a orientação das professoras Dra. Thatiana Maranhão e Me. Gisele Bezerra, o Congresso reuniu especialistas e profissionais comprometidos com a promoção de uma assistência humanizada e informada no cenário do parto e nascimento.

Comissão Organizadora do I COPN.

A abertura do evento, realizada no dia 4 de abril, foi marcada pela palestra “Parto: o parir e o nascer”, que trouxe à discussão importantes reflexões sobre essa temática fundamental para acadêmicos e profissionais de saúde. A enfermeira Karliane Araújo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Parnaíba, apresentou dados epidemiológicos sobre os índices de mortalidade materna na região, enquanto a enfermeira Gisele Bezerra discutiu as implicações da assistência para esse cenário multifatorial.

No dia seguinte, o Congresso recebeu uma série de palestras abordando diversas temáticas pós-pandêmicas e emocionais relacionadas ao parto e nascimento, ministradas por profissionais renomados. Além disso, mesas redondas sobre “Violência Obstétrica” e “Relações entre equipe assistencial e acompanhantes” trouxeram à tona questões importantes que permeiam a assistência nesse contexto.

No sábado, o evento sediou seis minicursos abrangendo desde condutas assistenciais em situações de emergência até abordagens terapêuticas para alívio da dor no trabalho de parto. Todas as atividades propostas pelo evento foram voltadas a tópicos que são indispensáveis a construção de conhecimentos para profissionais e futuros profissionais de saúde.

Enfermeira Thalita Moraes.

Enfermeira Amanda Gomes.

No evento também foram apresentados 34 trabalhos no I Congresso do Parto e Nascimento do Delta do Parnaíba nas modalidade de pôster interativo e apresentação oral, assim como foi lançado pela aluna Nágila Ribeiro o livro intitulado “Repercussões do arbovírus no município de Parnaíba-PI: Boletim Semestral de Arboviroses – Janeiro a Junho/ 2023”, produto do projeto de extensão “INFPAC: Informação para a Ação como estratégia de enfrentamento às doenças e agravos de notificação compulsória no município de Parnaíba-PI”.

Ratificando a proposta de discussão e transformação do olhar dos participantes sobre o parto e nascimento, o Congresso contou com momentos de troca de conhecimento e experiências com a apresentação de trabalhos e sessão de lançamento de livros, incentivando também a pesquisa, um dos pilares da universidade.

Lançamento do livro “Repercussões do arbovírus no município de Parnaíba-PI: Boletim Semestral de Arboviroses – Janeiro a Junho/ 2023” no I COPN.

O último dia do congresso contou com momentos de reflexão e compartilhamento de experiências destacando a importância da humanização da assistência no parto e nascimento. A mesa redonda sobre “Doulagem: Acolhendo mulheres e envolvendo-as em um manto de humanização”, “Humanização e práticas assistenciais: Guiando profissionais à luz do compartilhamento de experiências” e a palestra sobre “Adversidades enfrentadas no câncer em período gestacional” foram destaques desse dia.

Enfermeira Gisele Bezerra e doulas Daniele Veras e Thalita Moraes.

Médica Rafaela Alves.

Enfermeira Gisele Bezerra e mães Anna Micaelly e Ely Morais.

A programação do evento propiciou, no último dia, a reflexão sobre qual é o objetivo dos profissionais em suas práticas e foi viabilizada através do compartilhamento de experiências de mulheres que são mães e vivenciaram a realidade do cenário assistencial do município, o qual reflete as condições nacionais e confirma a necessidade de mudanças.

O I COPN premiou 11 trabalhos com menções honrosas nos respectivos eixos temáticos: Saúde da Mulher; Saúde do Neonato; Gestação Parto e Nascimento e Temas Transversais.

25ª Turma de Enfermagem UESPI, Campus Parnaíba e uma das orientadoras do I COPN, Me. Gisele Bezerra.

Confira mais imagens do evento:

Enfermeira Patrícia Linhares.

Enfermeiro Joel Araujo.

Fisioterapeuta Gabriela Teles.

Enfermeira Bruna Gomes.

Médico Leonam Costa

Médico Mauro Machado.

Enfermeira Juliana Portela.

Fisioterapeuta Guilherme Pertinni.

Psicóloga Joyce Rabello.

Fisioterapeuta Susan Fontenele.

Mesa redonda: “Violência Obstétrica: A realidade cruel e invisibilizada que atinge diretamente diversas mulheres” contou com a enfermeira Jeane Costa, psicóloga Mariane Cardoso, doula Daniele Veras, assistente social Naiara Magalhães, cientista social Lourdes Karoline e advogada Ana Paula Almeida.

Mesa redonda: “Transpondo zonas de tensão: Redução de atritos e potencialização das relações entre equipe assistencial e acompanhantes“ contou com as enfermeira Gisele Bezerra e Simone Santos, doula Daniele Veras e fisioterapeuta Sávia Dias.

Enfermeiras Gisele Bezerra e Karliane Araújo.