Docentes lançam e-book pela EdUESPI

Por Giovana Andrade

Recentemente, os docentes Lêda Rodrigues Vieira, do curso de História em Parnaíba, e Erasmo Carlos Amorim Morais, do curso de Direito em Piripiri, lançaram um e-book gratuito pela Editora da UESPI.

A coletânea intitulada “Múltiplos tempos e contextos: História, Memória e Representações sociais” apresenta seu primeiro volume, composto por capítulos produzidos por pesquisadores de diferentes regiões do país, abordando diversas temáticas de pesquisa relacionadas a questões sociais e culturais do passado e da atualidade.

A ideia para a criação desta coletânea surgiu do interesse em compartilhar a produção historiográfica sobre História, Memória e Representações Sociais entre pesquisadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais. Acreditam que essa iniciativa contribui para estreitar os laços acadêmicos, fortalecer a construção do conhecimento histórico em suas múltiplas perspectivas e fomentar a interação entre historiadores. Além disso, essa ação se configura como uma forma de resistência diante do período turbulento que o país vivenciou nos últimos anos.

Outro aspecto importante dessa coletânea é o seu formato digital, que permite ultrapassar barreiras financeiras tornando-a acessível a estudantes, professores e entusiastas das pesquisas relacionadas à História. Embora a conectividade nem sempre seja uma realidade em todos os cantos do país, a escolha desse formato garante que qualquer pessoa interessada nas temáticas abordadas na obra possa, com apenas um clique, explorar as diversas abordagens sobre a escrita da História.

A perspectiva dos organizadores é divulgar um edital de chamada para publicação de artigos no segundo volume da coletânea no próximo ano, tendo como temáticas a História, a Memória e o Patrimônio (cultural, industrial, ambiental, etc.), ampliando as possibilidades de divulgação de pesquisas de diversas regiões do país.