Discentes do Curso de Licenciatura em Geografia da UESPI realizam feira com alunos do Liceu Piauiense

Por João Fernandes

Alunos de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, realizaram na manhã desta quarta-feira (11), uma atividade pedagógica com alunos do Colégio Estadual Zacarias de Góis – Liceu Piauiense. Na oportunidade, discentes do Curso atuaram como supervisores da ExpoGeo, uma feira voltada para o ensino de Geografia da Instituição de Ensino.

A ExpoGeo é uma anualmente no Liceu Piauiense e em 2023, a feira foi organizada pelos alunos do colégio acompanhados por discentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), envolvendo toda a comunidade escolar.

Na oportunidade, os alunos foram estimulados a criarem maquetes ilustrativas do Sistema Solar e a apresentar seminários explicativos sobre conhecimentos geográficos, tudo feito em colaboração com os discentes do PRP sob orientação da professora Clemilda Bandeira. Durante a exposição dos trabalhos, alunos, professores e convidados de outras instituições de ensino  prestigiaram as apresentações.

Aprendizado na Prática

Ketlen Aguiar, discente do 8° período do curso de geografia, pontua que foi muito gratificante a experiência de campo, já que estimula os alunos a saírem da rotina de um ambiente fechado da sala de aula.  Além de ser uma oportunidade para aperfeiçoar suas habilidades para além dos estágios e da graduação.

“É muito importante essa parceria entre a Residência Pedagógica da UESPI e a a disciplina de Geografia do Colégio Liceu para realizar essa ação, pois os alunos jovens trazem criatividade e bagagem de novos conhecimentos. Dessa forma, juntos com os professores, conseguem fazer um trabalho excepcional, tornando o aluno protagonista de suas próprias experiências. Além disso, essa ação ajuda a saímos da Universidade com uma segurança maior para a nossa atuação profissional”, comenta a discente.

Para a professora Clemilda Bandeira, preceptora da Residência Pedagógica no Liceu Piauiense, a interação com os residentes é uma oportunidade de troca de conhecimento. A docente ressalta o compromisso do programa em estimular o aperfeiçoamento e desenvolvimento da formação prática dos acadêmicos do curso de Licenciatura.

É uma parceria que ambas as instituições ganham. Juntos, alunos do Liceu Piauiense e discentes que compõem a Residência Pedagógica da UESPI, fortalecem o ensino da Geografia. A colaboração deles foi essencial para o resultado positivo desta Feira. Ademais, com este apoio,  nossos alunos se sentem mais motivados e  seguros para  expor os resultados de seus trabalhos, obtendo um aprendizado dinâmico e interativo”, contou a professora.

Para Valdenilson Carvalho, discente do 8° período do curso de Geografia, é muito importante vivenciar e acompanhar o cotidiano dos professores e conhecer de perto a prática pedagógica. Para ele, projetos como a ExpoGeo são essenciais para  vivenciar e aprender de forma funcional a execução de projetos de Geografia.

“É de grande importância para minha formação. Tendo em vista que a colaboração com a Residência Pedagógica é importante pois beneficia tanto a formação dos futuros professores em formação quanto a experiência prática dos alunos, permitindo que eles vejam na prática como os assuntos de geografia são aplicados. Isso torna o aprendizado mais significativo e enriquecedor para todos os envolvidos”, conclui o discente.