Curso de Zootecnia promove dia de campo de criação de galinha raça canela-preta

Por Clara Monte

Na manhã desta quinta-feira (11), aconteceu o primeiro dia de campo de criação de galinhas caipiras: experiência como raça piauiense canela – preta. O evento foi promovido pelo Núcleo de pesquisa de galinhas nativas do Meio Norte (NUGAN MN), do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Primeiro dia de campo de criação de galinhas caipiras: experiência como raça piauiense canela – preta

A coordenadora Dinnara Silva afirma que o primeiro dia de campo tem como objetivo reabrir o núcleo de conservação de galinhas caipiras. Ela conta que o evento trouxe a participação de agricultores, técnicos agrícolas e representantes de diversas instituições ligadas à agricultura e pecuária do Piauí. “Durante o dia de campo, apresentamos as estações com objetivos específicos relacionados à criação sustentável de galinhas da raça canela preta, desde a escolha dos reprodutores até a compostagem do resíduo da produção”, destaca a docente.

Comunidade comunitária atenta ao evento

O evento contou com cinco estações de aprendizados: seleção de matrizes e reprodutores, formulação de ração,  alimentação fornecida para as galinhas, limpeza e desinfecção de galinheiros e a compostagem dos resíduos da produção. Ana Paula Santos, estudante do 9° período, atuou como monitora da estação de higiene e desinfecção de aviários. Segundo ela, o objetivo é mostrar aos alunos e produtores como fazer a desinfecção e a limpeza correta do aviário, para evitar a contaminação de doenças e garantir um bom desempenho das aves.

Ana Paula Santos, estudante do 9° período de zootecnia

“Nós ensinamos como fazer a limpeza de forma correta, seguindo as etapas recomendadas pela literatura e demonstramos como utilizar os produtos adequados para a desinfecção e a lavagem do aviário. Este tipo de evento é importante porque proporciona uma vivência prática para os alunos e também orientações técnicas para a comunidade que cria aves, mas não possui um conhecimento adequado”, conclui

Marcos Vicente Vieira, aluno do 7º período, destaca a importância do evento por aproximar criadores, produtores e escolas, além de fornecer informações institucionais sobre o que será oferecido, como a formulação de rações e a criação de galinhas caipiras da raça canela preta. “Para os estudantes e graduandos essa aproximação com produtores é valiosa, pois estabelece um contato mais próximo e prático com o mercado de trabalho”, afirma.

Aluno de zootecnia, Marcos Vicente Vieira

O Vice-Reitor, Dr. Jesus Abreu, também esteve presente na ação e comentou que essa raça quase foi extinta com a chegada de linhagens comerciais, que exigem mais investimentos para manutenção. Segundo ele, isso torna ainda mais importante preservar e estudar essa raça a fim de favorecer a agricultura familiar.

“Essa raça é muito resistente e adequada para a agricultura familiar, pois depende menos de insumos e vacinas, o que a torna mais acessível aos pequenos produtores. Parabéns ao curso de Zootecnia da UESPI por promover este importante evento e reativar o núcleo de conservação”.

Vice-reitor, Jesus Abreu, no cultivo de galinha da canela preta

Confira mais fotos do evento: