Curso de Pedagogia promove seminário com foco em Ações Extensionistas na UESPI

Por Cássio Sousa

A comunidade acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Clóvis Moura, está organizando o seminário “Dialogando sobre as Ações Extensionistas na UESPI: concepção, práticas, objetivos, metodologia, programas e projetos”. A ação acontece nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Auditório do Campus, e será uma atividade obrigatória da Unidade Curricular Extensionista (UCE) para os alunos do segundo bloco.

Objetivando explorar as bases teóricas da extensão universitária, seus objetivos e metodologias, durante o seminário serão apresentados exemplos concretos de projetos e programas extensionistas desenvolvidos por estudantes, egressos e professores da UESPI e de outras instituições de ensino superior. A proposta é destacar práticas relevantes para a formação de pedagogos, demonstrando como a extensão pode contribuir para uma educação mais engajada com as demandas sociais.

O seminário é organizado pela Profa. Dra. Ana Célia de Sousa Santos em colaboração com o Prof. Dr. Jânio Jorge Vieira de Abreu. Segundo a docente, a iniciativa busca fomentar reflexões e discussões sobre a importância da extensão universitária na formação acadêmica, especialmente no campo da Pedagogia.

“Esta é a nossa segunda ação extensionista, sendo muito importante porque mais uma vez permitirá que os alunos e as alunas de pedagogia estendam suas ações à comunidade, aos egressos e à região do Dirceu. Esse destaque para a formação dos estudantes é fundamental, tendo em vista que nossa Universidade se sustenta no tripé pesquisa, ensino e extensão”, comenta.

A professora complementa que essas atividades proporcionarão aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, compartilhar experiências por meio de diálogos entre a universidade e a comunidade. “Comunidades, professores da rede pública e demais alunos que desejarem participar também receberão certificados e terão a oportunidade de entender melhor o que é a extensão, como ela acontece e quais são os nossos projetos desenvolvidos”, pontua.

A programação do evento inclui uma série de atividades interativas e educativas, tais como palestras, mesas redondas, rodas de conversas, grupos de discussão, painéis, oficinas temáticas, apresentações de projetos e programas, socialização de experiências de extensão e uma mostra extensionista.

Confira a programação completa: ACE II