Curso de Pedagogia inicia a IV Semana da Educação em Piripiri

Por Vitor Gaspar

O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) deu início, na noite dessa quinta-feira (22), a IV Semana da Educação no campus Prof. Antônio Giovani Alves de Sousa em Piripiri. O evento vem trazendo temas relacionados aos desafios e as perspectivas que decorrem do período pós-ensino remoto, consequente da Pandemia de Covid-19.

Registro do auditório do campus com a presença do público

Com a temática Educação pós pandemia: desafios, possibilidades e perspectivas, a ação vem estimulando o diálogo e a troca de experiências entre os participantes acerca dos processos e consequências relacionadas ao tema, além de incentivar a reflexão sobre práticas pedagógicas.

Mesa de honra composta por professores do campus e pelo Vice Reitor, Dr. Jesus Abreu

A Semana da Educação vem, tradicionalmente,  realizando atividades na UESPI de Piripiri, com temáticas que dizem respeito a educação no contexto da região. Segundo a coordenadora do curso, Profa. Adriana Borges Ferro, o tema da quarta edição foi pensado na tentativa de refletir sobre o atual momento  em busca de pensar em como recompor as condições ideais do ensino. Ela também destaca a recepção da comunidade acadêmica no primeiro dia do evento:

“Nós tivemos um público bastante significativo em nossa abertura, com alunos dos cursos de Pedagogia, das demais licenciaturas e também de outras instituições, como alunos do IFPI, além de pessoas da comunidade externa, como professores da educação básica e todos estavam muito empenhados para essa discussão”, afirmou a docente.

A coordenadora de Pedagogia do campus Adriana Ferro discursando para os presentes

A programação da quinta-feira trouxe momentos culturais e a conferência magna de abertura, que contou com a participação do Vice-Reitor da UESPI, Prof. Dr. Jesus Abreu, além da contribuição da professora Antônia Edna, do programa de mestrado da UFPI, que trouxe reflexões de pesquisas mais recentes a respeito da temática.

A decoração do evento inspirada nas tradições da festa junina

Os debates levam em consideração o cenário das escolas e a Universidade, que foram  ambientes que sofreram processos adaptativos  durante o período pandêmico e , com o fim desse período, tornou-se importante avaliar o processo visando um planejamento para o futuro. Nesse sentido, as atividades propostas na programação buscam disseminar boas práticas na área da educação.

O Diretor do campus, Prof. Mike Melo do Vale, elogiou os empenhos de todos os envolvidos na organização do evento e destacou que essa é uma discussão atual, especialmente, pensando nos reflexos que são sentidos nos dias de hoje em todos os níveis da educação após o período da pandemia.

“Nada melhor do que a Semana da Educação para discutir isso, trazendo profissionais da área para debates ricos sobre esse assunto. Espero que a gente saia daqui com conceitos mais assertivos para, depois, discutirmos o que estamos vivendo hoje e pensar em perspectivas futuras de como melhorar a educação piauiense”.

O Diretor  Mike Melo da UESPI ao lado da Profa. Antônia Edna Brito da Universidade Federal do Piauí

O público alvo são alunos de Licenciatura da UESPI, professores e gestores da educação básica da cidade de Piripiri.

Confira a programação dos próximos dias:

23/06- (SEXTA-FEIRA)

(DURANTE TODO O DIA E A NOITE)

PALESTRAS; MESAS REDONDAS; COMUNICAÇÕES ORAIS; OFICINAS; MOMENTO CULTURAL.

24/06- (SÁBADO)

9H PALESTRA