UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Curso de Pedagogia da UESPI tem representantes no III Seminário Internacional de Políticas de Avaliação Educacional e Accountability

Por Anny Santos

As professoras Dra. Raimunda Maria Ribeiro, Dra. Mirian Folha, Ma. Priscila Ferraz e o aluno Gabriel Alves, todos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Dep. Jesualdo Cavalcanti, em Corrente, tiveram a oportunidade de participar e apresentar suas pesquisas no III Seminário Internacional de Políticas de Avaliação Educacional e Accountability. O evento foi realizado na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), no mês de maio.

Os representantes da UESPI fazem parte de um grupo de pesquisa em rede, que iniciou em 2021, com duração prevista de 36 meses, tendo como título de estudo “Afirmação da Accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização”, Coordenado pelo professor Dr. Elton Luiz Nardi da UNOESC, Campus Joaçaba, alinhado com o Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais (GREPE) da UESPI, Campus Corrente, juntamente com outras universidades de diferentes estados brasileiros, abrangendo Piauí, Goiás, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e São Paulo.

Segundo o aluno, essa rede de pesquisa tem como objetivo promover a colaboração entre os pesquisadores e impulsionar o avanço dos estudos relacionados à educação. “Tive a honra de participar da rede de pesquisa que abarca às cinco regiões do Brasil, pois fui bolsista remunerado e como fruto da minha Iniciação Científica, apresentei meu Trabalho de Conclusão de Curso ‘Gestão da Educação Pública: Políticas de Regulação por Resultados e o Forjamento da Afirmação da Accountability’ com Nota Máxima”.

Durante o seminário, tanto o acadêmico quanto a professora Dra. Raimunda Maria Ribeiro tiveram a oportunidade de apresentar oralmente suas pesquisas. O evento contou com a participação de pesquisadores de diversos países da América Latina, incluindo Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México. A presença de especialistas internacionais enriqueceu as discussões e proporcionou uma troca de conhecimentos valiosa.

Além das apresentações, o seminário ofereceu uma série de palestras, mesas-redondas e debates sobre temas relacionados às políticas de avaliação educacional e prestação de contas. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, conhecer diferentes abordagens teóricas e discutir os desafios e perspectivas futuras nessa área.

A Pesquisa Cientifica na formação acadêmica

Gabriel Alves participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo contemplado com uma bolsa remunerada financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua bolsa tinha vínculo com a UNOESC e teve a duração de 8 meses. De acordo com ele, essa oportunidade o permitiu se aprofundar no mundo da pesquisa.

Para ele, a pesquisa científica é como um palco de novas descobertas, dilemas, reflexões e investigações de questões que seus frutos beneficiam a sociedade. Através do interesse pelo conhecimento e com base nos métodos científicos é possível resolver problemáticas e assim, segundo ele, contribuir para sua aprendizagem acadêmica como um ser crítico, inacabado e integrado na comunidade.

Essa experiência contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para o avanço das políticas de avaliação educacional no Brasil. A UESPI, juntamente com as demais universidades parceiras, continua empenhada em promover pesquisas de qualidade e desenvolver estratégias que possam aperfeiçoar o sistema educacional brasileiro.

“O Seminário Internacional no sul do Brasil me proporcionou experiências enriquecedoras na minha formação acadêmica, ao conhecer grandes cientistas da educação brasileira, conseguinte, internalizar tudo que aprendi durante o evento. Tive o prazer de conhecer os autores bibliográficos do meu artigo científico, assim como, um amplo networking de conhecimentos”, finaliza.