Curso de Letras promove mais uma edição do seminário “Raimunda das Dores”

Por João Fernandes

Todos os anos, a coordenação do curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do campus Clóvis Moura, promove uma recepção aos acadêmicos, realizando, tradicionalmente, o seminário de língua e literatura “Raimunda das Dores”. Durante os dois de evento há bate papos com profissionais e egressos do curso, que já estão no mercado de trabalho e vêm dividir conhecimentos com os estudantes.

Seminário “Raimunda das Dores”

Idealizado pela coordenadora do curso, Rosangela Pereira, este ano o evento aconteceu no auditório do campus e contou, inicialmente, com um momento cultural com artistas locais, mesas redondas e palestras. Os egressos Antônio Artur Silva,  Debora Lívia Cunha e Francisco Láryos Lima também compartilharam experiências com os futuros professores.

Este ano o evento contou com a participação de egressos e professores do curso

Para a Bianca Rodrigues, aluna do segundo período e uma das organizadoras do evento, ela destaca que a chegada dos novos discentes é um momento acolhedor e uma oportunidade para os calouros conhecerem as ferramentas da Universidade. “Nosso evento busca apresentar o novo ambiente e as experiências que os novos alunos irão vivenciar  com o objetivo de fazer um acolhimento aos calouros e a interação deles com os veteranos”, destaca a aluna.

O professor Diógenes Buenos Aires lembra que esta é uma excelente oportunidade de saber como o curso está estruturado e os caminhos que os estudantes irão percorrer ao longo do curso e uma oportunidade de despertar novos olhares em relação à profissão.

“Apresentamos o projeto pedagógico do curso e novas perspectivas sobre o currículo dos alunos, além das oportunidades que o curso pode oferecer, como as Monitorias, grupos de pesquisa e programas da CAPES, bem como as atividades extracurriculares para que eles possam ter uma dimensão da estrutura do nosso curso”, ressalta o professor.

Já a professora Rosangela Pereira, coordenadora do curso de Letras, ressalta que o Seminário serve não só para apresentar o corpo docente do Curso, mas também debater temas de grande relevância para a área, alem de promover a interação entre calouros, veteranos e egressos.

“Refletir sobre o que a Universidade, seu papel, o que a licenciatura representa e o que o curso de Letras pode facultar aos alunos. É um momento de valorização do Magistério e da educação como esteio da sociedade e ainda uma forma de lembrar que os alunos precisam de fato emergir no contexto do ensino, pesquisa e extensão da nossa Universidade”, acrescenta a professora.