Curso de Extensão: Educação Especial e Inclusiva na UESPI: Desafios na Educação Básica e Superior

Por Vitor Gaspar

As docentes Kelly-Anee e Francisca Cunha da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estão promovendo o Curso de Extensão em Educação Especial e Inclusiva, que abordará desafios na educação básica e superior. Desenvolvido para profissionais da educação, estudantes e interessados, o curso acontece de forma online, com uma carga horária total de 60 horas, com inscrições abertas até hoje (17), às 20h.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e será destinada ao custeio de despesas, incluindo o pagamento de intérpretes de Libras e outros serviços. O pagamento deve ser efetuado via PIX, utilizando a chave aleatória: 21eb6dd3-dc70-4c2e-a880-870fce045929.

Após o pagamento, o inscrito deve enviar o comprovante e seu nome completo para o e-mail do curso: extensaouespi@gmail.com. A organização recomenda que o interessado utilize o mesmo e-mail para receber informações e materiais relacionados ao curso.

As aulas serão transmitidas pelo canal da Professora Francisca Cunha, no YouTube, com início previsto para o dia 05 de fevereiro a partir das 18:30. As sessões ocorrerão quinzenalmente às segundas-feiras, com previsão de término no mês de abril. Para receber o certificado, é necessário participar e assinar pelo menos quatro das seis frequências disponíveis em cada módulo.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), “entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”.

Pensando nisso, as professoras montaram seis módulos abordando temáticas como: transtorno do espectro autista, dificuldades de aprendizagem, surdez e aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva, desenho universal para a aprendizagem, currículo adaptado e atendimento educacional especializado.

“Trata-se de um curso extremamente relevante, afinal precisamos aprender as estratégias para ensinar pessoas como deficiência e/ou transtornos globais do neurodesenvolvimento, e possibilitar a aprendizagem”, afirma a professora Kelly-Anne.