Curso de Estomaterapia da UESPI alcança reconhecimento e conquistas no 4º Congresso Paulista de Estomaterapia

O 4º Congresso Paulista de Estomaterapia destacou-se este ano pela ênfase na Gestão do cuidado na Estomaterapia, promovendo debates sobre a utilização de recursos tecnológicos em saúde para garantir o bem-estar, segurança e qualidade do cuidado às pessoas com estomias, feridas e incontinências ao longo da vida. Durante o evento, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi honrada com dois prêmios significativos: primeiro lugar na categoria incontinência e terceiro lugar na categoria estomia.

Selo de qualidade do curso pela Associação Brasileira de Estomaterapia – Sobest

A Professora Sandra Marina, coordenadora do curso de estomaterapia da UESPI, destaca a reacreditação do curso como um marco crucial. “A reacreditação é o selo de qualidade do curso pela Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest) com a chancela do World Council of Enterostomal Therapists (WCET), sendo a UESPI a única instituição do estado acreditada por Sobest/WCET,” explicou a professora. Ela falou também dos desafios enfrentados durante o processo de reacreditação, que incluíram a necessidade de um projeto alinhado com as recomendações do WCET, a presença de um coordenador estomaterapeuta de curso acreditado e a qualificação dos professores, entre outros critérios rigorosos. “Preparar tudo isso e estar apto é um prazeroso desafio,” enfatizou a professora.

4º Congresso Paulista de Estomaterapia – Representantes da UESPI

Sobre os prêmios recebidos no congresso, a coordenadora expressou sua satisfação e reconhecimento aos egressos. “A premiação demonstra a qualidade do curso e das pesquisas realizadas pelos nossos egressos. Parabenizamos Rosa Irlania pelo primeiro lugar na categoria incontinência e Dinara Raquel pelo terceiro lugar na categoria estomias,” disse orgulhosamente.

Ela também ressaltou a trajetória de sucesso das duas premiadas, que agora estão em novos desafios acadêmicos e profissionais. “Rosa Irlania está ingressando no mestrado na Universidade Federal do Paraná e já está atuando no Hospital Universitário de lá. Dinara Raquel, por sua vez, já é mestre e está no Hospital Universitário do Amapá.” revelou  Sandra Marina.

4º Congresso Paulista de Estomaterapia

Essas conquistas reforçam o compromisso da UESPI com a excelência acadêmica e a gestão do cuidado em estomaterapia. Estamos preparados e entusiasmados para receber a próxima turma de Estomaterapia padrão UESPI, um curso acreditado por Sobest,” concluiu a professora Sandra Marina, destacando o impacto das pesquisas da universidade em congressos nacionais e internacionais.