Curso de Enfermagem lança cartilhas informativas para os profissionais da área

Por João Fernandes

Já está disponível no site da Editora da Universidade Estadual do Piauí – UESPI duas cartilhas informativas produzidas pela comunidade acadêmica do Curso de Enfermagem, do Campus de Floriano.  A primeira aborda Ética para Profissionais de Enfermagem”; já a segunda é focada em aspectos relacionados à prática com instrumentos cirúrgicos.

As publicações fazem parte das ações desenvolvidas pelos estudantes e professores como uma forma de orientar as equipes de enfermagem para a execução de um serviço de qualidade e que respeite os direitos e a dignidade de cada cidadão, além de seguir os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e o Código de Ética de Enfermagem.

Segundo a Coordenadora do projeto, Professora Maria Luzinete Rodrigues da Silva, as cartilhas têm como principal objetivo informar tanto os usuários quanto os profissionais sobre seus direitos e deveres na área da saúde.Na disciplina de enfermagem perioperatória, os acadêmicos terão acesso a esse material, que irá nortear o estágio da disciplina, bem como também o estágio de centro cirúrgico e centro de material esterilizado, assim, eles já saem da academia com conhecimentos sobre suas responsabilidades como enfermeiros”, destaca.

As cartilhas apresentam informações distintas. Em “Ética para Profissionais de Enfermagem: cartilha orientativa, são informações sobre a ética profissional nas relações profissionais, pessoa, família e coletividade, além de abordar responsabilidades relacionadas ao sigilo profissional, proibições referentes à publicidade e sobre o direito do enfermeiro de exercer sua profissão em liberdade e autonomia.

A egressa do Curso, Vitória Karoline da Silva Moura, contribuiu na elaboração da Cartilha. Durante esse processo, ela enfatizou a importância de reunir informações cruciais para as equipes de enfermagem do Hospital Tibério Nunes, principal centro de saúde da região. Para isso, os profissionais do hospital foram consultados a fim de identificar os temas mais relevantes e pertinentes às necessidades dessas equipes.

“A partir da consulta com os profissionais,  a gente começou a buscar informações materiais confiáveis sobre o tema. As cartilhas foram elaboradas seguindo essas necessidades dos profissionais e com materiais atualizados e organizados para que a gente entregasse um trabalho da melhor maneira possível”, comenta.

Já em “Instrumentais Cirúrgicos: Enfermagem perioperatória”, contém informações sobre aspectos relacionados à prática com instrumentos em centros hospitalares. Desde de instrumentos como bisturis, tesouras e lâminas de bisturi, especialmente projetadas para diérese.

A egressa Danielly Cunha Rocha explica que o material foi elaborado por conta da dificuldade dos alunos em conhecerem alguns instrumentos e terem dificuldades em diferenciá-los. “Na cartilha de instrumentais cirúrgicos, todas essas informações estão incluídas relacionadas aos instrumentais cirúrgicos, todas as fases do tempo cirúrgico foram divididas e foram selecionadas por imagem para que pudesse mostrar de uma forma mais detalhada o que diferencia uma pinça da outra, uma tesoura da outra”, pontua.

As cartilhas estão no Site da Editora, de forma gratuita e disponível para download. Acesse:

Cartilha instrumentos cirúrgicos

Cartilha Ética Profissional