Curso de Educação Física da UESPI promove o espetáculo “Viagi Arretada” no dia 05

Por Vitor Manoel

O curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) apresenta o espetáculo “Viagi Arretada”, no dia 05 de agosto, a partir de 10h da manhã na sala de dança no campus Poeta Torquato Neto em Teresina.

O evento, referente a disciplina de Dança Escolar dos alunos do 5º Bloco do curso visa preparar esses discentes a trabalharem com a dança no contexto escolar, passando por assuntos que contemplem a cultura local, fundamentos da dança, expressão corporal e construção de coreografias que são realizadas no contexto da escola.

A ação tem como objetivo mostrar um resgate nessa viagem pelo Nordeste através das manifestações artísticas seja popular, folclórica e cultural. Um casal de estrangeiros vem para Brasil e eles fazem uma viagem pela região e logo em seguida os alunos apresentam o contexto histórico,  cultural, fazendo esse resgate das manifestações nordestinas com um apanhado tanto popular quanto os folclóricos.

Segundo a professora Renata Batista, ministrante da disciplina, o espetáculo é aberto a comunidade acadêmica da UESPI e destaca que será abordado a cultura do nordeste em forma de expressão corporal. “Ações como estas são importantes para resgatar nossa cultura, além de permitir que os alunos vivenciam situações que futuramente irão precisar executar nas escolas”, encerra.

A estudante Mikaely de Sousa comenta que considera muito importante esse tipo de aprendizado dentro do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade e traz a expectativa dos colegas para a apresentação. “A turma toda está empenhada e cuidando dos detalhes para que em cada momento do espetáculo seja prazeroso para todos que vão assistir”.

Para a aluna Thaynara Santos participar desse evento, organizando e fazendo a preparação, além de mostrar os pontos turísticos, pontos históricos, sobre a própria dança, a história da dança em si de cada estado é muito satisfatório. “Dessa forma, nós faremos esse resgate e tendo uma melhor compreensão explicando a arte nordestina, o que são essa manifestações e como o nosso povo sempre foi de uma maneira geral contextualizado por manifestações históricas ou religiosas”.

Licenciatura em Educação Física

O licenciado em Educação Física trabalha como professor em instituições 41 de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, podendo ainda atuar em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como clubes, academias de ginástica, clínicas, hospitais, hotéis e parques; em empresas que demandam sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.