Coral da UNATI leva música em ‘passeio musical’ no metrô de Teresina

Por Roger Cunha

Na manhã desta sexta-feira (18/10), o metrô de Teresina foi tomado por uma onda de música e alegria protagonizada pelo coral da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Em um “passeio musical”, o grupo encantou os passageiros, demonstrando o compromisso da UESPI em valorizar e promover a inclusão ativa da terceira idade em suas iniciativas.

Coral da UNATI-UESPI, realiza passeio musical no metrô de Teresina.

Durante a apresentação, as discentes do coral, todas da faixa etária que supera os 60 anos, encantaram os teresinenses com suas vozes e carisma. Maria Silva, uma das participantes, não escondeu sua alegria ao falar sobre o coral: “É porque, na verdade, o coral é uma qualidade de vida. Ajuda muito o nosso cognitivo e o professor é muito paciente. Ele poderia ser nosso filho, mas é um pai, porque ele tem muita paciência, é uma pessoa maravilhosa. Graças a Deus que apareceu esse anjo da guarda para nos salvar”, declarou emocionada.

UNATI-UESPI realiza um passeio musical no metrô de Teresina

O professor Ayrton Carneiro, responsável pelo coral, explicou a motivação por trás do passeio musical. “Estamos sempre pela universidade durante as aulas. E por que não fazer uma aula diferente? Recentemente, soubemos que um artista local realiza atividades musicais no metrô. E a pergunta que surgiu foi: por que não trazer nossas idosas para apresentar sua arte?”, contou. O docente também destacou ainda a importância de mostrar o trabalho realizado na UESPI com a terceira idade, já que muitas pessoas desconhecem as iniciativas voltadas para esse público.

Além das aulas de música, o programa da Unati inclui diversas atividades físicas e artísticas, como dança do ventre, que, segundo Maria, contribuem para o desenvolvimento tanto físico quanto mental. “A Unati é uma mãe pra gente, graças a Deus, que posso participar dessa coisa maravilhosa que é a Unati”, afirmou.

Coral da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

O passeio musical no metrô de Teresina teve um duplo impacto: levou alegria e cultura aos passageiros e serviu para informar a comunidade sobre as oportunidades que a UESPI oferece para os idosos. “A terceira idade não está apenas aqui para ser um público passivo. Nós temos atividades que envolvem conhecimento, arte e socialização”, finalizou Ayrton, convidando todos que têm mais de 60 anos a se matricularem e desfrutarem das atividades oferecidas pela universidade.