Confira como foi o “I Seminário de Coordenadores no Ensino Superior”

Por Anny Santos

Na manhã desta quarta-feira, (25), a Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PREG) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou o “I Seminário de Coordenadores no Ensino Superior”, no auditório do NEAD, localizado no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Contando com a presença do Reitor da instituição, Prof. Dr. Evandro Alberto, da Pró-reitora da PREG, Profa. Mônica Gentil e demais Pró-reitores, o Seminário teve por objetivo proporcionar aos novos Coordenadores dos cursos, de forma presencial e também sendo transmitido por meio do Canal Mais Educação, no Youtube,  atualizações e discussões acerca da organização didático-pedagógica, administrativa e acadêmica da UESPI.

Para o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, o Seminário é imprescindível para os Coordenadores e destaca que eventos assim podem servir de incentivo direto no bom andamento das funções atribuídas, ressaltando a importância de deixar um bom legado, enquanto gestores, após o período de desempenho das atividades que o cargo exige.

O evento foi híbrido e aberto a todos e todas as Coordenações

A UESPI tem proporcionado uma grande contribuição na formação de nossos discentes  no Estado do Piauí. Todos nós temos nossas obrigações, nossas funções para que a universidade siga no caminho do crescimento e bem estar para quem nela está; e para o desenvolvimento de toda a sociedade e o Estado. O papel dos Coordenadores é fundamental para que toda a cadeia comunicativa aconteça e uma comunicação de mão dupla. Diálogo deve ser nossa palavra de ordem e assim seguiremos vencendo muitos desafios. Tudo que pudermos fazer na Graduação e na Pós-graduação iremos fazer. Queremos uma universidade pujante e vamos nos empenhar para que isso aconteça. Desejamos um bom evento e, aos Coordenadores que estão chegando, nossas boas-vindas“, afirma.

Segundo a Pró-reitora da PREG, Profa. Mônica Gentil, o encontro também apresenta as principais recomendações para os novos gestores, além de expor as atividades desempenhadas pela PREG no âmbito de cada departamento da Pró-reitoria. “Dentre as atividades realizadas no seminário, foi imprescindível que os coordenadores saíssem com todas as suas dúvidas sanadas para o bom desempenho de suas atividades. Estamos realizando esse evento, mas estaremos sempre à disposição lá na PREG para tirar dúvidas, receber sugestões e trabalharmos como equipe”.

Pró-reitora da PREG, Profa. Mônica Gentil

A ação é uma forma de recepcionar e orientar sobre os trabalhos a serem feitos estando à frente dos cursos de graduação da universidade. Para aqueles que já estão na função, o evento foi uma excelente oportunidade para o aprimoramento das funcionalidades práticas da gestão, através de reflexões sobre teoria e prática da organização institucional.

A nova Coordenadora do curso de Letras/Português, do campus Poeta Torquato Neto, Profa. Raimundo Celestina, afirma que participar do evento possibilita que os Coordenadores possam rever (para aqueles que já são) e aprender (para os novos) as resoluções da instituição e as soluções para os desafios que são enfrentados no dia a dia dos seus respectivos cursos.

Nova Coordenadora do curso de Letras/Português do campus Poeta Torquato Neto, Profa. Raimundo Celestina

“É entender como a gente lota os professores, qual a carga horária e outros inúmeros questionamentos que surgem ao assumir a função. A iniciativa nos permite trocar experiências, conhecer melhor nosso papel, discutir pontos que, as vezes, não são bem entendidos e tirar dúvidas que possam existir”, finaliza.