Comunidade acadêmica da UESPI lança o livro “Fiando Palavras, Tecendo Saberes”

Por Clara Monte

A mais um e-book “Fiando Palavras, Tecendo Saberes” lançado  pela editora da instituição. O projeto foi realizado de forma colaborativa com alunos recém-graduados e professores do curso de Pedagogia dos campi de Campo Maior e Piripiri, reunindo pesquisas oriundas dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos participantes e seus orientadores.

A obra é organizada pelas professoras Rebeca Hennemann e Ana Gabriela Nunes Fernandes. De acordo com Ana Gabriela Nunes Fernandes, o livro aborda discussões teóricas e práticas resultantes das produções acadêmicas dos alunos dos cursos de Pedagogia da UESPI, em colaboração com seus orientadores. As temáticas retratadas nos capítulos representam a diversidade de objetos de estudo no campo educacional, explorando questões fundamentais para refletirmos sobre a formação docente e a prática pedagógica.

“A relevância da obra está na construção de saberes que estimulam o desenvolvimento de um olhar crítico para a realidade educacional, para as relações ali desenvolvidas e para o processo formativo. Esta proposta contribui também para ampliar a visibilidade das pesquisas realizadas por discentes do curso de Pedagogia do interior do Piauí, que estão se inserindo na docência, revelando o potencial desses professores como sujeitos críticos”, finaliza a professora.

Uma das alunas participantes foi Maria Laisa Cerqueira dos Santos. Ela conta que contribuiu com a obra em seu capítulo “A prática do professor frente à ansiedade infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, onde discutiu os desafios e práticas do professor diante da ansiedade dos alunos no processo de alfabetização.

“Em minha contribuição, abordo como a ansiedade pode prejudicar os alunos em seu desempenho escolar, pois muitas vezes eles não conseguem expressar o que estão sentindo. Sendo assim, é importante que o professor desenvolva atividades e práticas que trabalhem as competências socioemocionais em momentos de relaxamento, conversas e participação dos alunos. Para mim, essa foi uma experiência muito enriquecedora, pois foi um recorte do meu trabalho de conclusão de curso, resultando em ganho de visibilidade. Uma publicação científica é muito importante para nosso currículo e para adquirirmos experiência. E ainda reforço aos demais discentes que se empenhem em suas produções, dada a relevância de uma publicação científica”, finaliza a aluna.

ACESSE O E-BOOK