Centro Acadêmico de Enfermagem da UESPI em Parnaíba promove minicurso sobre boas práticas em imunizações

Por Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira em Parnaíba, recebe o minicurso “Atualização e Boas Práticas em Imunizações”, entre os dias 29 e 30 de abril, de forma presencial destinado aos acadêmicos e profissionais de Enfermagem, como também para o público em geral.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI

O prazo para a inscrição já está aberto e segue até 28 de abril. O minicurso está sendo ofertado pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Solange Feitosa (CAENSF) e será ministrado pela Profa. Vanessa Poleana com o objetivo de proporcionar capacitação aos acadêmicos e profissionais da enfermagem para que eles mantenham-se atualizados e adotem boas práticas em imunizações.

Segundo o Presidente do Centro Acadêmico e estudante do 8° bloco, Samir Fernandes,  o curso pode contribuir de diversas formas para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa da UESPI. “A imunização é uma das principais frentes de atuação da enfermagem e por estar em constante atualização é preciso que os profissionais e acadêmicos também estejam em conformidade com essas mudanças. Nesse sentido, o curso proporcionado por nós contribuiu para garantir um atendimento mais eficaz na imunização”, finaliza.

Algumas das principais razões pelas quais é importante que os profissionais de enfermagem mantenham-se atualizados e adotem boas práticas em imunizações incluem a segurança do paciente, a efetividade da vacina, a prevenção de doenças e da responsabilidade legal dos profissionais. Para falar sobre isso, a Profa. Vanessa Poleana, que irá ministrar as aulas, destaca que o assunto “imunizações e sala de vacinas” é um tema que se movimenta constantemente devido as modificações de esquemas, inovações técnicas que costumam ocorrer no mínimo uma vez ao ano, o que demonstra a importância da capacitação contínua de todos os profissionais envolvidos nas diferentes etapas dos processos implicados nas imunizações, sendo fundamental para o sucesso das estratégias de vacinação.

“A Uespi é uma instituição que tenho muito apreço e foi berço para mim nesses 10 anos de experiência em salas de vacinas e segue sendo para tantos outros profissionais, então, é com imensa satisfação que venho mais uma vez ministrar o curso de atualização de sala de vacinas com base em minhas vivências e participações nas jornadas nacionais de imunizações anteriores que, via de regra, participo. Um curso de abordagem teórico prática que traz como proposta unir informações do Programa Nacional de Imunizações e Setor Privado para melhor qualificar o participante do curso”, finaliza.

O curso vai dar certificado de 20h para os participantes e acontece no sábado pela manhã, (29/04) de 8h ás 12h, e pela tarde, de 14h às 18h. No domingo (30/04), o evento acontece somente pela manhã no mini auditório do campus e terá como bônus uma visita técnica à Clínica Santa Teresinha no município de Parnaíba.

O processo de inscrição é feito via preenchimento do FORMULÁRIO, no valor de R$ 18,00 para estudantes da UESPI, R$ 20,00 para estudantes de outras instituições e R$ 25,00 para profissionais.