Por Roger Cunha
O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está promovendo o curso de capacitação “QGIS Processamento”, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia em geoprocessamento, sensoriamento remoto e inteligência artificial aplicada às ciências agrárias. A capacitação, conduzida pela professora Dra. Melissa Oda Souza e tem como foco preparar os estudantes para o mercado de trabalho, introduzindo tecnologias inovadoras na área.

Curso de capacitação “QGIS Processamento”
Em entrevista, a professora Dra. Melissa Oda Souza destacou a importância da capacitação para os alunos do CCA, ressaltando que a tecnologia e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes no setor agrário. “Esse curso é tanto para os alunos de Agronomia quanto para os alunos de Zootecnia. Como a nossa área está crescendo muito e passando por diversas mudanças tecnológicas, estamos introduzindo treinamentos que englobam geoprocessamento, sensoriamento remoto e inteligência artificial. Isso permite que os alunos aprendam desde a elaboração de um memorial descritivo até a obtenção e análise de imagens de satélite e drones para extração de dados”, afirmou a professora.
O QGIS (Quantum GIS) é um software livre de Sistema de Informação Geográfica (SIG), que possibilita a manipulação de diversos tipos de dados geoespaciais. Segundo a professora Melissa, ele permite trabalhar com informações coletadas por GPS, GNSS, satélites e drones. “Ele possibilita que trabalhemos em diversas áreas, desde a delimitação de propriedades agrícolas até a identificação de plantas em imagens de drones”, explicou.

Curso de capacitação “QGIS Processamento”
O aluno e monitor do curso de Agronomia, Edrovaldo Rodrigues, também compartilhou sua visão sobre a importância do QGIS e da capacitação. “O QGIS é um programa computacional amplamente utilizado para referenciar áreas agrícolas e outras aplicações na engenharia. Com esse curso, os alunos já saem preparados para o mercado de trabalho, pois os empregadores procuram profissionais qualificados que possam contribuir imediatamente em suas propriedades”, destacou.
Sobre a metodologia do curso, Edrovaldo elogiou a abordagem adotada pela professora Melissa Oda Souza. “Sem dúvida, a professora Melissa traz as melhores preparações, materiais didáticos e possui uma didática que permite ao aluno aprender do zero até se tornar um profissional qualificado. Isso é essencial para que possamos entrar no mercado de trabalho com segurança”, afirmou o estudante.

Curso de capacitação “QGIS Processamento”
A capacitação promovida pelo CCA da UESPI representa um avanço significativo na formação dos futuros engenheiros agrônomos e zootecnistas, preparando-os para lidar com as novas demandas tecnológicas do setor agrário. A iniciativa reforça o compromisso da UESPI em oferecer ensino de qualidade, alinhado às inovações do mercado e às exigências da atualidade.