Campus de Parnaíba: alunos promovem feira sobre curiosidades das Ciências Biológicas

Por João Fernandes

A turma do 5° período do Curso de Biologia, do campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, promoveu, na última terça-feira (14),  a ação extensionista “Mostra Científica e Didática: Mamíferos e Aves”. A ação aconteceu durante todo o dia levando para os corredores do Campus conceitos e curiosidades ligadas às ciências biológicas.

Os discentes utilizaram materiais didáticos e reuniram peças que compõem o Laboratório de Biologia do Campus, que foram expostas no dia do evento. Durante a Mostra Científica, os alunos apresentaram trabalhos científicos, exposição de maquetes e materiais fósseis de diversos animais.

Segundo o Professor Felipe Augusto Gonçalves, um dos organizadores do evento, a iniciativa surgiu como forma de aproveitar o material didático comumente utilizado em aulas práticas da Disciplina de Zoologia de Vertebrados, e assim divulgar aspectos relacionados à evolução e biologia desses grupos. Para ele, promover a Mostra Científica é uma oportunidade de explorar o protagonismo dos alunos expondo o conteúdo da disciplina para o público.

“Esse material didático é geralmente utilizado apenas para aulas práticas. E, dessa vez, a gente vai aproveitar para uma exposição. Por exemplo, vamos expor os ossos e estes são materiais que recebemos nos últimos 10, 15 anos, muitos foram coletados por nossa comunidade acadêmica e transformado em material didático”, destaca o professor.

O docente comenta ainda que durante o evento os discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos com alunos de outras áreas, além de promover um intercâmbio de experiências vivenciadas por docentes e graduandos na área de ensino da biologia da UESPI e de outras instituições.

Aprendizado na prática

Apresentando características gerais dos mamíferos, o discente Ramon José Santos, acredita que a Mostra Científica foi essencial para esclarecimento à todos da comunidade acadêmica, tendo em vista que aqueles que não cursam biologia tiveram a possibilidade de compreender sobre diversos aspectos relacionados a área.

“Repassar conhecimento traz benefícios tanto para os discentes quanto para os docentes, porque levo em consideração a possibilidade de treinar a comunicação, raciocínio lógico e interação com outros discentes.  Todos do grupo, tiramos dúvidas e apresentamos algumas curiosidades deste grupo de animais”, destaca o aluno.

A discente Larissa Fernanda Cardoso também participou da Mostra. O grupo dela explorou o mundo das aves, juntos, os discentes criaram cartazes sobre características das aves, espécies em extinção e um mural com 38 fotos de aves do Piauí e nordestinas.

“Acredito que a Mostra Científica foi mais uma grande construção de conhecimento.  Adquirimos novas experiências na criação de eventos, exploração da criatividade e trabalho em grupo. Estes objetivos são fundamentais por se tratar de um curso de licenciatura. A experiência ficará marcada e usarei de referência na minha vida docente futura”, comenta a aluna.

A aluna reforça que o principal benefício foi trabalhar o conteúdo estudado em sala de aula e em aulas práticas, alem de utilizar o conhecimento sobre aves e mamíferos, se  aprofundando no tema e descobrindo uma série de novas informações.

“Optamos por fazer um cartaz de fácil compreensão, para isto foi pensado em um mural com um guia com curiosidades de cada espécie, enumeradas e os seus respectivos sons foram mostrados Além disso, apresentamos  alguns exemplares de penas e crânio 3D adquiridos em colaboração com a UFDPAR, acrescenta a aluna.