Campus de Campo Maior: Ação extensionista promove práticas sustentáveis para o meio ambiente

Por Clara Monte

Comunidade acadêmica do cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Campo Maior, promoveram uma ação extensionista de atividades práticas no ensino superior a fim de aproximar o ensino de Ciências e a Arte na perspectiva da Educação sustentável.

O programa visa articular entre os alunos dos cursos a interdisciplinaridade das disciplinas Metodologia em Ciências, Arte e Educação e Educação Ambiental, a fim de utilizar os espaços do campus da Universidade Estadual do Piauí (Campus heróis do Jenipapo – Campo Maior) como local de sustentabilidade e respeito à natureza: com a plantação de mudas e hortas utilizando sucata e material reciclável.

Os discentes deverão não somente plantar e ornamentar as sucatas – transformando-as em arte para sustentar as plantas e embelezar o campus, como deverão cuidar todos os dias do crescimento dessas mudas e hortas, aprendendo também a utilizá-las como recurso didático nas suas práticas metodológicas. A proposta traz em seu bojo um espaço de partilha de ideias promovendo uma avaliação, tanto nos aspectos cognitivos, quanto nos operativos e atitudinais.

A Profa. Samara Borges da Silva, uma das coordenadoras do projeto, afirma que, quanto a participação nas diversas atividades, serão levados em consideração aspectos relacionados à motivação, gosto pela arte, interesse, criatividade, responsabilidade, relacionamento interpessoal, assim como a construção de novos conceitos que regem a alfabetização científica no contexto da sustentabilidade.

“A intenção do desenvolvimento do projeto se dar não apenas pela necessidade de ações articuladas e interdisciplinares entre as áreas estudadas no curso de Pedagogia, como metodologia das Ciências, Arte e Educação, Educação Ambiental, mas também pela necessidade de revitalizar os corredores do campus com a plantação de mudas e hortas como meio de sustentabilidade para os alunos e os funcionários. Com essa ação, ainda tem o embelezamento do campus com a transformação de sucata em arte. Estamos promovendo a sustentabilidade”, afirma a docente.

A aluna Nadiene Sousa disse que participação e experiência no projeto está sendo enriquecedora, pois através as palestras ministradas permitiram novas visões e novos conhecimentos acerca das práticas sustentáveis sobre o meio ambiente.

“Acredito que esse projeto voltado para a sustentabilidade permite a promoção da sensibilização, preservação e cuidado com o meio ambiente. E dentro da academia é de extrema importância por ser um espaço para desenvolvimento do conhecimento crítico, com isso permitir a conscientização do cuidado com o meio ambiente e também permitir uma ambiente mais saudável e bonito”, finaliza a discente