Reformas: tem início melhorias na estrutura do Campus Clóvis Moura

Por Vitor Gaspar

O Campus Clóvis Moura (CCM) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) iniciou, nesta quarta-feira, (11),  o primeiro passo de reformas com o objetivo de dar mais a qualidade no ensino, pesquisa e extensão oferecidos aos discentes do campus.

O primeiro passo trata-se da substituição do piso atual, que ainda é de cerâmica em alguns setores, para o piso granilite, um padrão em universidades. Os espaços contemplados abrangem o bloco de todas as coordenações, as salas 04, 05, 06, 15, 16 e 17, além dos laboratórios de contabilidade, de geomática, os gabinetes de estudos de orientações dos professores, a sala de reuniões, a sala de assessoria administrativa, a sala da direção e da secretaria.

Os setores selecionados para a reforma já estão sendo esvaziados para a troca do piso

Durante o processo, todos os usuários desses locais foram, temporariamente, realocados para outros setores para garantir a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas enquanto as melhorias são implementadas.

A Diretora Simonelly Melo destaca que o piso granilite oferece vantagens devido às suas características e propriedades e, sendo um padrão em universidades, ele apresenta benefícios, tais como durabilidade, resistência e fácil manutenção. A professora também ressaltou a importância desse processo que vai proporcionar um ambiente de estudos mais adequados para professores, estudantes e técnicos.

“A qualidade do ensino vai além da presença de professores qualificados como os nossos, ela também está  ligada ao ambiente pedagógico. Portanto, essa reforma vai propiciar um diferencial, pois vai tornar o ambiente mais acolhedor, facilitando a questão da acessibilidade. O Campus Clóvis Moura está promovendo essa substituição para que o ambiente esteja em conformidade com o padrão esperado pela UESPI”.

O prazo para a troca completa do piso foi estimulado entre 30 e 60 dias

A Uespi está em um grande momento de transformações positivas e a expectativa é ficar melhor. No campus Clóvis Moura, em seguida, está prevista a reforma e ampliação da biblioteca, o que irá permitir mais acolhimento aos estudantes nos momentos de leitura e atividades acadêmicas.  Além disso, a construção de dois novos blocos irá reforçar a infraestrutura do campus, expandindo as instalações para atender às demandas acadêmicas. Por fim, a reforma estrutural dos ambientes deve modernizar e otimizar os espaços administrativos e pedagógicos.

Os valores do investimento para essa reforma chegam a 178 mil reais, financiado com recursos próprios da UESPI. A empresa responsável pela execução é a Samiax Engenharia, que foi selecionada por meio de licitação.

O CCM abarca os cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contabéis, Direito e as Licenciaturas em Geografia, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia, atingindo cerca de 900 alunos, com 93 professores e 12 técnicos.

Registro de um dos acessos ao campus

Reformas estruturais na UESPI

Essas mudanças são parte de um conjunto de reformas que estão planejadas para promover um ambiente acadêmico de alta qualidade e em conformidade com os padrões esperados para a Universidade Estadual do Piauí. A expectativa é de que essas melhorias tenham um impacto positivo no ensino, na pesquisa e na extensão, proporcionando também uma experiência inclusiva para os alunos.