Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

Campus Clóvis Moura: Alunos de Pedagogia produzem e doam material didático para escola municipal

Por Vitor Manoel

Alunos do 4º Bloco do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), do campus Clóvis Moura em Teresina produzem material didático com temas educacionais para doação na escola CMEI José Maria Arcoverde, localizada no bairro Dirceu.

A ação contou com o uso de fantoches

A atividade faz parte do programa da disciplina Educação Infantil com o tema voltado a inclusão na Educação Infantil, contendo diversas atividades como a visita à escola, leituras de textos sobre o tema, seminários, além da produção do material.

A professora Ana Célia de Sousa Santos, ministrante da disciplina destaca principais assuntos presentes no projeto: “Os alunos e alunas produziram material didático que possibilita o trabalho dos temas: relações de gênero, relações étnicos-raciais, questões indígenas e religiosa e o crianças com necessidades educacionais especiais”.

Alunos durante a apresentação do projeto

Os estudantes de Pedagogia receberam cinco temas diferentes para podermos desenvolver o material didático, no qual o principal objetivo foi criar um material com o intuito de falar sobre a inclusão, respeito as diversidades, de uma maneira simples e divertida para as crianças.

Bernardo Oliveira, aluno do curso e um dos colaboradores no projeto ressaltou a importância essa ação porque, segundo ele, a maioria das escolas não falam sobre esses temas ou não conseguem consegue desenvolve-los em seu dia a dia.

“Sendo um material fácil de entendimento e manuseio, acredito que podemos mudar essa situação. Podendo assim, desenvolver esses temas como diversidade, religião, crianças com necessidades especiais, de uma maneira em que elas vão poder compreender sem julgamentos, que muitas vezes são desenvolvidas pelas suas famílias. Eu sendo um estudante de Pedagogia, me alegro de ter tido essa possibilidade em minha vida”, enfatiza o discente.

Confira mais imagens da ação:

Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UESPI

O Pedagogo trabalha como professor em creches e em instituições de ensino que oferecem cursos de Educação Infantil e Fundamental; podendo atuar ainda como gestor de processos educativos de sistemas e de instituições de ensino; em editoras e 38 em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como organizações não-governamentais, hospitais, asilos, movimentos sociais, associações e clubes; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.