Campanha Novembro Vermelho: prevenção do Câncer de Boca

Por Giovana Andrade

O mês de novembro é conhecido por possuir diversas campanhas de conscientização e uma delas é o “Novembro Vermelho“. Em função desta campanha, estudantes de Odontologia do campus de Parnaíba, em colaboração com o Prof° Carlos Falcão, lançaram uma campanha de Prevenção do Câncer de Boca com o objetivo de informar e sensibilizar à sociedade sobre o câncer de boca, uma doença que pode ter impactos devastadores na saúde.

O câncer de boca, também chamado de câncer oral, pode afetar os lábios, a língua, a mucosa bucal, as glândulas salivares e a garganta. Os principais fatores de risco incluem o consumo de tabaco e álcool, exposição ao sol sem proteção labial, má higiene bucal, dietas pobres em frutas e vegetais e infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano).

Foram distribuídas cartilhas com orientações sobre como realizar corretamente o autoexame e os cuidados necessários para prevenir a neoplasia. O público-alvo incluiu os pacientes atendidos na Clínica Escola, bem como os funcionários, professores e alunos da instituição. Além disso, broches com o símbolo da campanha foram distribuídos com o objetivo de promover o reconhecimento da iniciativa e aumentar a conscientização sobre o câncer de boca. Ao utilizarem esses broches, as pessoas demonstraram seu apoio à causa e incentivaram discussões sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento desse tipo de câncer.

Ana Luiza Araújo, estudante do 7º bloco, afirma que é importante alertar para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento desse tipo de câncer. Com a conscientização, as pessoas são incentivadas a adotar hábitos saudáveis, realizar exames regulares e estar atentas a sinais como feridas que não cicatrizam, manchas ou inchaços na boca, dificuldade de mastigação e dor persistente. “Essa campanha busca também promover a educação sobre a importância da consulta ao dentista como parte fundamental da rotina de cuidados com a saúde. A detecção precoce pode aumentar significativamente as chances de cura, tornando a prevenção e o diagnóstico o melhor caminho para combater o câncer de boca”.

O professor Carlos Falcão, orientador da campanha, explica que, visando melhorar o prognóstico com foco principalmente nos fatores de risco, no dia 08 deste mês, eles realizarão atendimentos na Praça da Graça. “Estaremos participando de um grande evento de Odontologia na Praça da Graça, chamado ‘O Sorriso vai à Praça’. Neste evento estaremos com uma equipe fazendo exame simplificado, orientando sobre a realização do auto-exame e distribuindo panfletos sobre o tema”.

Acompanhe o projeto através do Instagram: @prev.cancerdeboca

Câncer de Boca: características, sintomas e fatores de risco.

O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que pode surgir em qualquer estrutura da boca, como lábios, língua, bochechas, palato, gengiva ou orofaringe, levando ao surgimento de sintomas como aparecimento de feridas ou aftas que demoram para cicatrizar, caroços na boca ou ínguas no pescoço que não desaparecem. O câncer de boca é mais comum após os 50 anos, mas também pode surgir em qualquer idade, sendo mais frequente em fumantes ou pessoas com má higiene bucal.

Sintomas:

Os sintomas, podem variar de acordo com o estágio e a localização do tumor, mas é importante estar atento aos seguintes sinais:

– Feridas ou úlceras que não cicatrizam após duas semanas;

– Manchas brancas ou vermelhas na boca;

– Inchaço ou nódulos na boca ou no pescoço;

– Dificuldade para mastigar, engolir ou falar;

– Dor persistente na boca, lábios ou garganta;

– Sangramento na boca ou na garganta;

– Mudanças na voz ou na fala;

– Sensação de que algo está preso na garganta.

Fatores de risco:

– Tabagismo;

– Consumo excessivo de álcool;

– Má higiene oral;

– Infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano);

– Exposição excessiva ao sol;

– Dieta pobre em nutrientes.

Ao compreender os fatores de risco associados, é possível adotar medidas preventivas, como abandonar o tabagismo, moderar o consumo de álcool, praticar uma boa higiene oral e manter uma dieta saudável.