Alunos do curso de Geografia apresentam pesquisas em evento que acontece no Ceará

Por Anny Santos

Alunos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, divulgarão trabalhos feitos a partir das vivências no Programa Residência Pedagógica (PRP), no evento “X Fala Professor”, que será realizado em Fortaleza. A décima edição do encontro ocorrerá na capital cearense entre os dias 17 e 22 de julho.

A iniciativa surgiu a partir das experiências proporcionadas através do Programa Residência Pedagógica voltado para o aperfeiçoamento de docentes que instiga diariamente a realização de pesquisas voltadas para a área de educação, proporcionando uma formação completa por intermédio da pesquisa, sendo um dos elementos que compõem a formação profissional do professor.

A partir da prática docente é possível questionar, investigar, problematizar e ser produtor de conhecimento, nesse sentido, busca-se sempre a realização de pesquisas científicas a partir de alguma problemática identificada durante a formação docente no ambiente escolar ou universitário.

As pesquisas foram orientadas pela professora Dra. Maria Teresa de Alencar, Coordenadora do Programa Residência Pedagógica, e pela professora Dra. Liége de Souza Moura, colaboradora do Programa Residência Pedagógica. Os estudantes foram Edson Osterne da Silva Santos, João Carlos dos Santos Cardoso, Livya Calyne Linhares de Moura Costa e Luís Felipe de Freitas Costa.

Para Edson Osterne é importante que os professores busquem diversificar suas práticas docentes in loco, tornando-as mais dinâmicas e práticas. “Essa busca é uma ação coletiva de suma relevância se permitir vivenciar as adversidades, bem como o uso de trocas de experiências em grupos para que a aprendizagem seja mais contextualizada na formação de cidadãos críticos e conscientes como agentes de mudança”.

Edson Osterne da Silva Santos

O Encontro Nacional de Ensino de Geografia, mais conhecido como “Fala Professor(a)!”, realiza-se a cada quatro anos desde 1987, reunindo geógrafos e estudantes de graduação e pós-graduação e todos aqueles que pensam e agem no mundo a partir da Geografia para debater os rumos do ensino de Geografia no Brasil.

O ato de pesquisar serve para a base científica e o desenvolvimento acadêmico dos pesquisadores, bem como a contribuição pessoal, acadêmica e social na construção e reconstrução dos conhecimentos fornecendo soluções ou mesmo na divulgação da busca por melhorias educacionais. Além, disso, a pesquisa suscitando a busca por novas respostas, contribui de maneira significativa, trazendo progresso para sociedade em geral, sendo um dos papéis da Universidade enquanto instituição de ensino, na qual se torna indispensável tanto na formação inicial como continuada dos licenciandos.

Livya Calyne Linhares acredita que a importância do evento é especialmente a produção de conhecimento e a socialização coletiva das pesquisas e das experiências. “O evento reunirá a comunidade acadêmica para um encontro a nível nacional para debater temáticas referentes à ciência geográfica e o papel do ensino de Geografia na educação brasileira no contexto contemporâneo. Então acredito que representar a UESPI, no evento, seja justamente apresentar nossas pesquisas para os demais estudiosos das Instituições de Ensino Superior e para a sociedade”.

Livya Calyne Linhares de Moura Costa

Para João Cardoso e Luís Costa, também membros da equipe que representará a UESPI, acreditam que é um momento ímpar na contribuição de troca de saberes docentes, agregando e dando um retorno à sociedade do trabalho realizado enquanto pesquisadores no ambiente universitário. Além disso, esses trabalhos são importantes dentro da comunidade acadêmica, permitindo o enriquecimento do saber acadêmico, além de somar na formação dos discentes como pesquisadores.

João Carlos dos Santos Cardoso

Luís Felipe de Freitas Costa