Alunos da UESPI visitam sede do poder legislativo do Piauí

Por João Fernandes

Alunos do Curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Poeta Torquato Neto, realizaram uma visita técnica à sede da Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI. Na oportunidade, os discentes visitaram o Plenário Waldemar Macedo e conheceram outras instalações da instituição.

Durante a visita, o Presidente da casa, Dep. Franzé Silva, explicou como é feito o trâmite das matérias, dos mais variados temas e interesses sociais, desde a leitura no pequeno expediente, passando pelas comissões técnicas, até a aprovação final no Plenário, para posterior envio à sanção do Poder Executivo.

Segundo a professora Auricélia Melo, responsável pela visita, a experiência proporcionou aos alunos verem na prática conteúdo estudado nas disciplinas de constitucional e administrativo.

“Vimos na prática a teoria que é vista em sala de aula e a seguir, ainda proporcionar que eles vejam o ambiente e vejam qual é o papel do parlamentar e entender como é o processo legislativo, que é algo que atinge toda a população e está ali na mão deles, porque o papel do parlamentar é um papel muito importante dentro da nossa sociedade democrática”, destaca.

Os alunos visitaram a Ouvidoria da Alepi e acompanharam o trabalho dos parlamentares, desde as discussões na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a votação das matérias da ordem dia e discursos na sessão plenária.

A discente Bárbara Adad, aluna do segundo período, conta que durante a visita pôde perceber o cuidado do Legislativo de garantir que as leis que vão afetar todo um contexto social sejam constitucionais. “Conhecemos a estrutura e, quem sabe, alguns de nós possam ser servidores da Casa futuramente. A experiência foi muito agradável, a recepção foi muito boa. Experiências assim são enriquecedoras para vermos na prática o funcionamento daquilo que estudamos na teoria”, pontua.

Já a discente Ludmilly Araujo Bonfim, aluna do segundo período, destacou  a importância de conhecer diversos aspectos relacionados à constitucionalidade de todas as pautas que tramitam na Assembleia. “Esse aprendizado é o mais importante, a gente realmente estar antenada no que realmente acontece com o nosso Estado.  A gente consegue ver na prática como funciona o legislativo, como as decisões são feitas, conhecer as pessoas que tomam essas decisões”, comenta.