Por Raíza Leão
As alunas da Universidade Estadual do Piauí foram agraciadas com Menção Honrosa no “I Seminário de Ensino das Ciências da Serra da Capivara” promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). O evento, realizado de 21 a 24 de agosto, no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), ressaltou a importância da educação em ciências e a integração de tecnologias digitais no ensino. A programação incluiu uma série de palestras, mesas-redondas e minicursos, enriquecendo a discussão sobre práticas educacionais inovadoras.
Bruna Ravena de Oliveira Assis e Mikelly Lourrâny Sousa Oliveira, alunas do curso de Biologia da UESPI, foram agraciadas com Menção Honrosa por seus trabalhos apresentados no evento. Os estudos premiados foram “A inteligência artificial auxiliando na identificação dos vegetais do campus Ariston Dias Lima da Universidade Estadual do Piauí, Brasil” e “Concepções dos alunos do Ensino Médio sobre organismos transgênicos no Município de São Raimundo Nonato – PI”. Ambos os projetos receberam orientação das professoras do curso de Biologia, Janilde de Melo Nascimento e Maria Fernanda da Costa Gomes. Bruna e Mikelly se destacaram pela excelência e relevância de suas pesquisas, que abordam temas contemporâneos e de grande impacto para a educação e a ciência, demonstrando a aplicação prática e a importância da inovação no campo biológico.
Bruna Ravena compartilhou seu entusiasmo ao participar do evento.“Essa foi uma excelente oportunidade para aprender, trocar ideias e receber feedbacks valiosos de outros pesquisadores e educadores.” Ela acredita que essas trocas de ideias serão fundamentais para o aprimoramento de suas futuras pesquisas. A estudante também celebrou a conquista de menção honrosa em ambos os trabalhos apresentados: “Receber menção honrosa foi uma grande alegria e muito gratificante. Fiquei extremamente emocionada e logo compartilhei a notícia com Mikelly, que também ficou muito feliz”.
Evelin Pereira Damasceno, aluna do curso de Pedagogia no Campus de São Raimundo Nonato, também recebeu Menção Honrosa por seu trabalho intitulado “Educação Infantil na perspectiva de Vygotsky e Maria Montessori”. Orientada pelas professoras Marilange Ribeiro Ventura de Santana e Lia Altemir Sousa Barradas, a pesquisa de Evelin investiga abordagens inovadoras na Psicologia da Educação. A premiação destaca a relevância e o impacto dessas perspectivas teóricas para o desenvolvimento futuro da educação infantil, evidenciando a importância de integrar conceitos clássicos e modernos para aprimorar as práticas pedagógicas. Ela agradeceu o apoio constante de seus professores, que a incentivam e motivam a participar de eventos e a submeter trabalhos. Graças a esse suporte, Evelin tem a oportunidade de desenvolver pesquisas em colaboração com seus mentores, com o objetivo de publicar e apresentar seus estudos em eventos como o Seminário de Ensino das Ciências.
A professora Marilange Ribeiro Ventura de Santana ressaltou o impacto positivo do seminário. Segundo ela, o evento foi extremamente significativo para a divulgação da ciência produzida na região. “Para mim, representou uma oportunidade valiosa de atualização e troca de experiências com outros profissionais da área, o que enriqueceu meu conhecimento e práticas pedagógicas.”