UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Abertura da 5ª Semana de Comunicação Social da UESPI de Picos é marcada pela participação do Reitor Evandro Alberto

Por Géssica Feitosa

Com o tema “20 anos de ensino de jornalismo no semiárido piauiense: formação, desafio e historicidades”, a 5ª Semana de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí – Uespi, campus Picos, teve sua abertura oficial nesta quarta-feira (18).

5ª Semana de Comunicação do campus de Picos

A 5° Semana de Comunicação Social da UESPI de Picos, campus Professor Barros Araújo, teve início com o ‘Esquenta’ na última segunda-feira, dia 16, com  atividades realizadas pelo grupo de pesquisa e extensão do curso, o projeto: “ComTransformação”, de responsabilidade do Professor Mestre Flávio Santana.

Na terça-feira, dia 17, o ‘Esquenta’ foi com o grupo de pesquisa e extensão, Liga “JoEMe”. A Liga acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória do curso, que realizou uma roda de conversa com o tema: “Entre Memórias”. O grupo de pesquisa é de responsabilidade das professoras Doutora Mayara Sousa Ferreira e a Mestre Thamyres Sousa de Oliveira.

A roda foi guiada pelos próprios ligantes, porém conduzida pelo Vinícius Coutinho, recém formado em jornalismo pela UESPI de Picos e participante da liga JoEMe desde o inicio do projeto. O Vinicius passou, recentemente, no programa de mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, da Bahia, nos estudos de ‘Educação, comunicação e interculturalidade.

A noite, na abertura oficial da 5° Semana de Comunicação Social foi realizada uma roda de conversa com o tema: “20 anos do curso de Jornalismo da Uespi de Picos: memórias, intenções e práticas” e entre  os debatedores estava o Reitor da Uespi,  professor Dr. Evandro Alberto, juntamente com o professor especialista, Jailson Dias e a professora mestra, Graciele Barroso. A roda foi conduzida pela professora mestra, Ruthy Costa, organizadora desta 5° edição.

O reitor da UESPI, Prof. Evandro Alberto, foi professor fundador do curso no campus de Picos, em 2002. O reitor falou do significado desses 20 anos do curso de Comunicação Social para ele, tanto de forma profissional quanto pessoal.

“É a realização de um sonho. Isso foi sonhado por muita gente, apesar de algumas pessoas acharem um sonho impossível para Picos. Mas, a cidade respirava comunicação, pois já possuía um grande quantidade de emissoras de rádio e jornais impressos. Tinha já a efervescência de parabólicas. Em 2000, 2001 se juntaram um grupo de profissionais da área para tentarem junto a Universidade Federal, mas não foi possível. Depois buscaram, através do então reitor Jonatas, a Uespi e apresentaram o projeto. Foi assim que o sonho virou realidade. Em 2001 foi aprovado e, em 2002, funcionou a primeira turma do curso, que foi coordenada pela professora Lia Raquel, estudamos juntos na Universidade Estadual da Paraíba e, logo em seguida , eu faço o seletivo para professor e entro como professor fundador do curso. Então, foi a realização de um sonho, porque passou a ter, na cidade, o conhecimento profissional e acadêmico. Isso reverberou com outros colegas e aqueles que já trabalhavam no batente também passaram a fazer o curso de comunicação. Foi importante, pois trouxe uma contribuição muito maior para a cidade e pra região no aspecto comunicacional, de uma valorização e de um despertar de olhos para esses profissionais, assim como também para pesquisa, para extensão”, conta Evandro Alberto.

O egresso Mikael Lopes, calouro de jornalismo, comenta suas expectativas em relação ao curso e qual a sua percepção da Semana de Comunicação Social da UESPI de Picos.

“É a minha primeira vez na semana de comunicação e, de de início, essa experiência está sendo bem gratificante. Todo mundo, os calores que já estão aqui estão sendo bastante receptivos e calorosos. Espero participar de outras edições. Eu estou gostando bastante do tema, da programação e do evento para a importância do nosso curso”, destaca o aluno.

Mateus Alencar, discente do 3° período de jornalismo, também fala da sua primeira participação na Semana de Comunicação e da importância de participar de uma evento como esse de forma presencial.

“É muito importante a gente está agora nesse evento, que retornou para o modo presencial.
Esse é um momento de integração e espero me integrar com todos que estão participando”.

A professora e organizadora desta 5° edição,  Ruthy Costa, ministra a disciplina de organização de eventos. Ela fala sobre as expectativas até aqui em relação ao que foi planejado para a realização da Semana de Comunicação e também comenta sobre a roda de conversa, de ontem, que abriu oficialmente o evento.

“Essa culminância de abertura, ontem, realmente foi incrível, foi maravilhosa, reuniu egressos da nossa instituição. Tivemos a oportunidade de contar um pouco da história do nosso curso, ouvir sobre as vivências dessas pessoas ao longo desse 20 anos e a relação que eles têm com o nosso curso. Hoje, nós seguimos com as nossas atividades. A tarde, temos a segundo sessão dos grupos de trabalhos;  e a noite, teremos mais uma mesa redonda, que vai discutir as redes de memórias sobre a formação de jornalistas no interior do Piauí, onde teremos alguns convidados especiais. Nós temos uma programação que está sendo realizada com todas as expectativas até aqui sendo superadas sobre tudo o que foi pensado para este momento”, enfatiza a professora Ruthy.


PROGRAMAÇÃO 

Hoje, quinta-feira, dia 19 de janeiro, das 14h às 17h, terá a apresentação dos grupos de trabalhos, logo mais, às 18h haverá o lançamento de livros e, às 19h, uma Mesa redonda com o  Tema: Redes de memórias: tecendo fios sobre a formação de jornalistas no interior do Piauí, com as Profa. Dra. Lívia Barroso, Profa. Dra. Mayara Ferreira, Prof. Dr. Orlando Berti, sendo mediado pela  Profa. Dra. Jaqueline Cardoso.

Para encerrar o evento, na sexta-feira, dia 20 de janeiro, das 14h às 17h, acontecerão os minicursos: Jornalismo esportivo, com Leonardo Leal e Bruna Raquel; Cerimonial de eventos com Ingrid Moura e Social Media com Alline Vasconcelos.

Às 18h, terá a premiação dos Concursos e às 19h30 a Palestra de encerramento com o Tema: Jornalismo em perspectiva: dos desafios atuais aos novos campos de atuação com a palestrante Dra. Juliana Teixeira (UFPI).

Siga o Instagram oficial da Semana de Comunicação e fique por dentro @semana.comunicacaouespi!

Confira fotos!