Por Roger Cunha
No dia 11 de dezembro, às 15h, o campus Alexandre Alves de Oliveira da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) será palco da II Mostra De História da Educação, o evento vai abrir um importante espaço de discussão sobre o legado educacional e a construção da memória histórica. Com o tema “Espaço Documento: A voz dos sujeitos e a escola”, a mostra busca explorar a escola não apenas como um ambiente de ensino, mas como um verdadeiro “documento vivo” que guarda as experiências e vivências dos indivíduos ao longo do tempo.
A professora e coordenadora Maria de Jesus abordou a relevância do tema “Espaço Documento: A Voz dos Sujeitos e a Escola”, ela destacou a necessidade de reavaliarmos a forma como a história tradicionalmente foi tratada. Segundo ela, essa abordagem sempre deu ênfase ao documento escrito e às classes economicamente privilegiadas, deixando de lado as histórias de outros sujeitos. “O tema escolhido nos leva a rever o modo como a história tradicional sempre tratou os fatos históricos, dando relevo somente ao documento escrito e à ênfase às classes privilegiadas economicamente. Com base nos estudos sobre a Nova História e as reflexões feitas durante a disciplina de História da Educação, no bloco 1, do curso de Pedagogia da UESPI, em Parnaíba”, afirmou.
Ela também explicou que os principais objetivos do evento são proporcionar tanto aos acadêmicos quanto ao público em geral a oportunidade de observar, por meio de documentos, depoimentos e imagens, as transformações que ocorreram na educação ao longo do século XX. “O objetivo é refletir sobre como a educação tem transformado a vida das pessoas ao longo dos anos, evidenciando as mudanças e o impacto desses processos na sociedade”, afirmou a professora, destacando a importância de compreender o papel fundamental da educação na construção das identidades e na transformação social.
A coordenadora também destacou a importância da voz dos sujeitos na construção da história, ressaltando que a metodologia da História Oral e da História de Vida vai além dos fatos tradicionais. “Através das narrativas dos sujeitos, podemos revelar aspectos que muitas vezes não são captados pela história convencional”, afirmou. Ela também enfatizou o papel da escola, que, com seus artefatos, documentos e imagens, se torna um importante guardião da memória histórica. “Preservar essa memória é uma tarefa de todos nós”, concluiu, convidando o público a refletir sobre como a educação, e a história dela registrada, são fundamentais para o entendimento das transformações da sociedade ao longo dos anos.
Essa abordagem revela a relevância de iniciativas como a II Mostra Tratos e Retratos da História da Educação, que propõe dar voz a esses sujeitos históricos, permitindo uma visão mais ampla e inclusiva da educação, ao mesmo tempo que reforça a importância da documentação e da memória como ferramentas de aprendizado e reflexão para as futuras gerações.
A II Mostra Tratos e Retratos da História da Educação vem desempenhar um papel crucial na ampliação dos estudos sobre a História da Educação. Ao proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de entrar em contato com uma ampla gama de fontes — como livros, estudos acadêmicos, sites especializados, museus e outros recursos —, o evento possibilita uma compreensão mais aprofundada sobre a importância da preservação da memória histórica da educação. Dessa forma, a Mostra contribui para enriquecer o conhecimento dos alunos, ao mesmo tempo em que fortalece o compromisso com a valorização e a reflexão crítica sobre o legado educacional, reconhecendo a pluralidade de vozes e perspectivas que moldaram a educação ao longo dos anos.