A importância da educação na promoção das Energias Renováveis

Por João Fernandes

Pesquisar matrizes energéticas mais eficazes com o mínimo de agressão ao meio ambiente é um dos objetivos do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI). Agora, o Núcleo tem desenvolvido pesquisas que identificam melhores formas de utilizar o Hidrogênio Verde.

O NUFPERPI tem atuado para explorar e desenvolver soluções tecnológicas que promovam a utilização eficiente e limpa dos recursos naturais. Recentemente, por meio de uma parceria entre Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e outras instituições de ensino, o Núcleo passou a qualificar cientistas na área e colaborar em estratégia de desenvolvimento de expertises, que possam impulsionar o desenvolvimento do Estado através de soluções inovadoras na área de energias renováveis, principalmente, o hidrogênio verde.

Segundo o professor Juan Aguiar, Diretor do NUFPERPI e também o Coordenador do curso de Engenharia da UESPI, o desenvolvimento de projetos com a participação de outras entidades de ensino visam o melhor aproveitamento das matrizes energéticas e identificar melhores formas de produção do hidrogênio verde.

O Nufperpi atuará como uma grande ferramenta, já que ele pode, por meio de seus próprios objetivos, consolidar aquilo que o Estado está precisando.  Como o Núcleo já possui  uma infraestrutura  consolidada na parte de energia solar e eólica, ajuda a implementação de outras fontes energéticas, dentre elas, o próprio hidrogênio verde. Parcerias como estas são importantes para o desenvolvimento de nossas tecnologias, como o eletrolisador e plantas de hidrogênio com tecnologia própria”, destaca o professor.

O Diretor lembra ainda que o tema das Energias Renováveis está cada vez mais em alta. Pensando nisso, é importante destacar a importância da educação na promoção da Energias renováveis e sua contribuição para o desenvolvimento do estado e que há um aumento da demanda por profissionais que estejam capacitados para atuar no mercado e gerenciar projetos que irão surgir.

Nosso estado já possui uma infraestrutura consolidada na parte de energia solar e eólica, e fomenta a implementação de outras fontes energéticas. Com base nisso, espera-se que em pouco espaço de tempo o Piauí possa se tornar um grande protagonista no cenário nacional e internacional na produção dessa matriz energética”, destaca o professor.

O que é energia renovável?

Para entendermos o que é energia renovável basta pensarmos que é toda energia que pode se renovar, como por exemplo, energia solar, energia eólica e energia hídrica. A diferença destas para outro tipos de produção é que as energias renováveis, estarão sempre disponíveis.

Para o professor Juan, é de suma importância elaborar estratégias para impulsionar o desenvolvimento do Estado através de soluções inovadoras na área de energias renováveis. Já que são fontes inesgotáveis, em comparação com as de combustíveis fósseis, e ainda proporcionam menor produção de danos ao meio ambiente.

Um dos principais benefícios das energias renováveis em relação às outras, em primeiro lugar a questão da Sustentabilidade, palavra de ordem. Pois é produzida com recursos minerais que são renovados dentro de um curto espaço de tempo, logo é um recurso ilimitado no sentido do tempo de vida do homem. Ademais, são fontes com o mínimo de danos ou impactos ao meio ambiente”, pontua.

Em dos seus projetos do NUFPERPI foi desenvolvido em seu laboratório um  rastreador solar que é um equipamento desenvolvido com o intuito de aumentar a produção de energia solar fotovoltaica, ou seja, a energia que temos através da incidência do sol através das placas solares.

UAPI oferece curso com foco em Energias Renováveis

Segundo relatório de junho da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Piauí é destaque nacional no cenário energético do país, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional na produção de energia eólica e na produção de energia fotovoltaica.

É justamente este cenário que embasa a criação do curso de Tecnologia em  Energias renováveis e Telecomunicações para Internet ofertado através da Universidade Aberta do Piauí (UAPI). São 3.100 vagas, distribuídas em 61 polos, conforme o edital. O programa é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).  Já esta disponível a lista de alunos deferidos e indeferidos na Matricula Institucional. Confira.