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UESPI realiza programação alusiva ao Dia da Consciência Negra em diferentes campi

Por Mikael Lopes

O Dia da Consciência Negra no Brasil é celebrado em 20 de novembro, data definida como uma homenagem à luta, resistência e contribuições da população negra na construção do país. Em alusão à data e à sua importância, diferentes campi da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promoveram momentos de debate e reflexão ao longo do mês.

Em 2023, o dia 20 de novembro passou a ser oficialmente reconhecido como feriado nacional, com a sanção da Lei 14.759/2023. A escolha da data homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão, reforçando a relevância de atividades que combatam o racismo e valorizem a cultura afro-brasileira.

Tributo em Floriano

No Campus Dra. Josefina Demes, em Floriano, o curso de Pedagogia, com o apoio do professor Me. Robison Pereira, realizará o momento “Tributo à Cultura Negra” no dia 19 de novembro, na Rua Defala Attem, no Centro da cidade, às 19h. O objetivo do evento é promover o reconhecimento, a valorização e a celebração das diversas expressões culturais afro-brasileiras, combatendo estereótipos e preconceitos.

O professor e sociólogo Robison destaca a importância da iniciativa. “Estamos promovendo a exposição e a difusão: apresentar manifestações artísticas, culturais, históricas e gastronômicas afro-brasileiras por meio de exposições. Sempre buscando, através da educação, sensibilizar o público sobre a importância da contribuição dessas culturas na formação da identidade nacional, desmistificando visões preconceituosas”, pontua o docente.

O evento é resultado da disciplina Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena e foi pensado a partir da história do Brasil, sua diversidade cultural, das contribuições da população negra e suas raízes africanas.

“Desde a chegada dos primeiros africanos ao Brasil, em meados do século XVI, até os dias atuais, a cultura afro-brasileira se manifesta em diversas áreas, como música, dança, culinária, religião e artes. Este tributo é um reconhecimento da importância do legado africano na formação da identidade brasileira e uma celebração da resistência e resiliência de um povo que, apesar das adversidades, continua a enriquecer a sociedade brasileira”, analisa.

A noite de tributos valorizará tradições e costumes de diversas etnias africanas trazidas ao Brasil, destacando música e outras manifestações culturais debatidas ao longo do semestre em sala de aula.

“Esse aprendizado foi construído nos últimos três meses e meio, por meio de aulas, palestras, mesas-redondas, entre outros. Agora, chegou o momento de socializar esses conhecimentos com colegas da universidade e com a comunidade. Portanto, vamos celebrar o conhecimento e as culturas afro-brasileiras. Em síntese, esta homenagem ao povo negro e à cultura africana e afro-brasileira é um convite à reflexão sobre a importância dessas contribuições para a formação da identidade nacional”, destaca o docente.

A aluna de Pedagogia, Vanessa Bueno, compartilha que o acesso aos debates e estudos raciais ampliou seu conhecimento sobre a cultura africana e indígena, incluindo costumes, tradições e religiosidade. Para ela, os estudantes têm papel central no fortelecimento de uma universidade inclusiva.

“Os estudantes têm um papel fundamental na construção de uma universidade mais inclusiva, crítica e consciente das questões raciais. Cabe a nós promover debates, propor projetos como o Tributo à Cultura Negra e atuar com empatia e respeito à diversidade. Ao trazer temas como a história e cultura afro-brasileira para o centro das discussões acadêmicas, contribuímos para quebrar preconceitos, valorizar identidades e fortalecer uma educação comprometida com a igualdade racial e social”, reflete a estudante.

O evento é aberto à comunidade em geral.

Palestra em Campo Maior

No Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, o auditório da instituição sediou, no dia 13 de novembro, um debate sobre a população negra, organizado pelo professor de História Reinaldo Barroso. O momento contou com solenidades, palestras e mesas-redondas com especialistas em religião afro, quilombos e escravidão.

A ação teve como objetivo promover reflexão sobre o Dia da Consciência Negra, discutindo também a trajetória e as experiências da população negra na história do Brasil e do mundo. Para o professor Reinaldo, o evento ganha ainda mais relevância devido ao perfil do campus.

“A maior parte do Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, é composta por pessoas negras. Então, acaba sendo significativo para a gente parar para refletir a nossa ancestralidade com o grupo, com as pessoas que estão ali, os alunos que estão ali. Então, impacta na universidade e acaba impactando também fora da universidade, porque a maior parte desses, agora, alunos dos nossos cursos de licenciatura no Campus Heróis do Jenipapo serão futuramente professores. Então, ajuda a formar sua consciência, ajuda a valorizar sua história”, enfatiza.

Segundo o professor, momentos como esse fortalecem o vínculo com a comunidade acadêmica e ampliam a experiência social dentro e fora do campus, projetando a cultura negra para diferentes espaços.

“Quando a gente tem um participante do quilombo, um participante das religiões afro, um pesquisador que se identifica como negro, isso tudo ajuda a valorizar, reconhecer, estabelecer um mérito, um reconhecimento do passado. E, assim, a gente constrói uma trajetória de positividade, de valorização e de reconhecimento da cultura negra dentro do campus e projetando isso para experiências também que sejam fora do campus”, explica o professor.

A participação discente também marcou o momento, trazendo percepções sobre o impacto das discussões realizadas. A aluna de História Janyelly Santiago ressaltou como a programação contribuiu para ampliar sua compreensão sobre identidade, ancestralidade e pesquisa acadêmica envolvendo populações negras.

“Considero o evento profundamente enriquecedor. Tanto a palestra quanto a mesa-redonda proporcionaram reflexões amplas, contemplando não apenas a temática da Consciência Negra, mas também os distintos campos que permeiam a pesquisa acadêmica, a religiosidade e a vivência quilombola. Foi uma experiência formativa e de grande relevância sociocultural”, compartilhou a aluna.