UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Curso de Direito da UESPI promove palestra sobre “Herança Digital” com autor best-seller Renildo Barbosa

Raíza Leão

O curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza, no dia 12 de setembro, a palestra “Herança Digital”, ministrada pelo Doutor em Políticas Públicas Renildo Barbosa, autor do livro Herança Digital”, obra que se tornou best-seller em três categorias. O evento acontece das 18h às 19h, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Palestra “Herança Digital”

A atividade é organizada pelo Centro Acadêmico de Direito, em parceria com o professor José Octávio, e tem como objetivo ampliar o debate sobre os desafios jurídicos que surgem com o avanço das tecnologias e o crescimento das interações digitais.

De acordo com o professor José Octávio, a proposta chegou em um momento oportuno: “A ideia de trazer a temática da herança digital surgiu quando o palestrante nos procurou para divulgar seu livro, que será lançado digitalmente na UESPI. Por coincidência, as turmas de Direito Constitucional estavam estudando o direito à herança, o que favoreceu a inserção do tema no calendário acadêmico. Diante disso, os alunos do Centro Acadêmico, recém-eleito, demonstraram interesse em encampar a proposta, transformando-a na primeira atividade oficial da gestão, tanto pela pertinência do assunto quanto pela oportunidade de associar a discussão ao estudo em andamento nas disciplinas”, explica.

Segundo a presidente do Centro Acadêmico, Laura Valle, o tema ganha cada vez mais espaço no cenário jurídico: “É um assunto em alta e necessário, diante da atualidade do conteúdo e da urgência de se regular os conflitos que surgem no meio digital com o desenvolvimento das novas tecnologias”, destaca.

Livro “Herança Digital”

Além da relevância teórica, o encontro também busca incentivar a formação prática dos estudantes. “Queremos desenvolver o conhecimento dos discentes sobre as diferentes vertentes que a herança digital abrange, como internet, redes sociais, e-commerce, proteção de dados e crimes cibernéticos. O palestrante, autor de um best-seller na área, trará essa experiência de pesquisa e estudo para os alunos”, complementa Laura.

A programação inclui emissão de certificados com horas complementares, sorteios de livros jurídicos e um copo Stanley, além da doação de Vade Mecuns para alunos do 3º e 4º período de Direito.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e visa  fomentar reflexões sobre como o Direito precisa acompanhar as transformações digitais, preparando os futuros profissionais para lidar com novas demandas jurídicas.