Convênio garante acesso a materiais práticos para alunos de saúde

Por Roger Cunha

As Instituições de Ensino Superior do Piauí, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, através do Departamento de Polícia Científica (DEPOC/PI), assinaram um convênio que promete fortalecer a formação acadêmica de estudantes da área da saúde. O acordo prevê a doação de materiais essenciais para o estudo e pesquisa, beneficiando alunos de medicina e de outros cursos relacionados.

Convênio entre As Instituições de Ensino Superior do Piauí, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, através do Departamento de Polícia Científica (DEPOC/PI) // Imagens: Instagram da policia cientifica do Piauí.

O convênio foi celebrado com o objetivo de proporcionar aos estudantes acesso a recursos que irão enriquecer sua formação prática e teórica. A iniciativa é vista como um passo importante para melhorar a qualidade do ensino nas instituições de ensino superior do estado, promovendo uma integração entre teoria acadêmica e prática científica.

O Departamento de Polícia Científica do Piauí reafirma seu compromisso com a sociedade, ressaltando a importância da educação para o desenvolvimento regional. “Estamos muito felizes em poder contribuir para a formação de futuros profissionais de saúde. Este convênio é uma prova de que a colaboração entre diferentes setores pode trazer benefícios significativos para todos”, destacou um representante da Secretaria de Segurança Pública.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME), será uma das  beneficiadas pela doação. Com a chegada dos materiais, a instituição vai aprimorar suas atividades de ensino e pesquisa, oferecendo aos alunos melhores condições de aprendizado.

Fabiana Teixeira, diretora da FACIME, enfatizou a importância da parceria entre a academia e as instituições de segurança pública. Em sua visão, “é muito importante para a comunidade acadêmica, pois irá fornecer opções de estágios em laboratórios modernos”. Ela destacou que essa colaboração não apenas contribui para o ensino nas instituições de educação superior, mas também “teremos oferta de ensino mais qualificada”.

O convênio que promete fortalecer a formação acadêmica de estudantes da área da saúde. // Imagem: Instagram da policia cientifica do Piauí

Além disso, a Profa. Fabiana mencionou que a parceria abrirá possibilidades para “pesquisas científicas, projetos de pesquisas e/ou extensão”, permitindo que os alunos se envolvam em experiências práticas que enriquecem sua formação. Para ela, a integração entre academia e segurança pública representa um passo crucial para o desenvolvimento profissional e científico na área da saúde, alinhando o aprendizado às necessidades da sociedade.

A Diretora da FACIME também destacou o impacto significativo que a doação de corpos não reclamados terá na formação prática dos alunos dos cursos da área da saúde. Ela explicou que “com a doação de corpos, os alunos terão acesso ao estudo natural”, o que é essencial para uma formação mais completa. Segundo ela, “apesar da tecnologia ser nossa aliada, a visão natural é de fundamental importância”, ressaltando que essa experiência proporciona uma vivência mais real aos estudantes. A professora enfatizou que essa abordagem é “a continuidade da ciência”, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades práticas fundamentais, aprofundando seu entendimento sobre a anatomia e os processos biológicos humanos. Essa integração entre teoria e prática é crucial para a formação de profissionais bem-preparados e capacitados.

Fabiana Teixeira assegurou que diversas medidas estão sendo implementadas para garantir a ética e a transparência no uso dos materiais doados. “Todos os processos foram acompanhados pelo setor jurídico, garantindo a legalidade do processo e a ética”. Além disso, ela destacou que essas diretrizes e procedimentos “serão repassados a todos que tiverem acesso”, assegurando que todos os envolvidos estejam cientes das normas e práticas que regem o uso dos materiais. Essa abordagem visa criar um ambiente de confiança e responsabilidade, fundamental para a integridade da formação acadêmica e do respeito aos direitos dos indivíduos envolvidos.

A diretora da FACIME revelou que haverá um processo de integração para garantir o uso adequado dos materiais doados. “A Polícia Científica irá entrar em contato agora com as IES para fazer a doação para os laboratórios, que já possuem professores e técnicos capacitados”. Isso significa que, embora não tenham sido mencionados treinamentos específicos, as instituições contarão com profissionais qualificados para orientar os alunos sobre o manuseio e uso dos materiais. Essa estrutura de apoio é crucial para assegurar que os estudantes possam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, sempre com responsabilidade e segurança.

Esse convênio representa uma importante vitória para a educação e saúde no Piauí, demonstrando que a união de esforços entre instituições pode resultar em avanços significativos para a formação de profissionais qualificados e comprometidos com o bem-estar da sociedade.