UNATI e o NUTI em destaque no dia Internacional do Idoso

Por Raíza Leão

“A UNATI é uma mudança de vida”, afirma Fátima Barboza, aluna da primeira turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Neste Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a UESPI destaca a importância dos seus projetos voltados para a terceira idade, como a UNATI e o Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (NUTI), que promovem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida para pessoas a partir dos 60 anos.

alunas integrantes da UNATI

Com 17 anos de história, a UNATI vai muito além de atividades físicas. O projeto oferece uma série de disciplinas e oportunidades que permitem aos participantes uma renovação constante. “A cada ano temos novas disciplinas. Com essas mudanças, vamos nos renovando cada vez mais”, completa Fátima Barboza, evidenciando como o projeto impacta diretamente a vida dos participantes, proporcionando novas formas de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

O NUTI, com 21 anos de atuação, foca na promoção da saúde por meio de atividades físicas específicas para pessoas da terceira idade, sempre acompanhadas por profissionais de saúde e Educação Física. Fátima Belo, aluna da turma 5, compartilha como o NUTI tem impactado positivamente sua vida. “A gente muda o humor, o corpo, e a mente começa a pensar em coisas boas. Eu já trouxe várias pessoas para o projeto, e todos me agradecem”, relata.

alunas integrantes da UNATI

Os projetos também promovem a integração social, um fator essencial no combate ao isolamento frequentemente enfrentado na terceira idade. Lucileide, outra participante do NUTI, reforça essa ideia. “Aqui é uma terapia gratuita, tanto o NUTI quanto a UNATI. A gente aprende, se diverte e fortalece o corpo e a mente. Eu aconselho qualquer pessoa a participar, porque os benefícios são incontáveis”, comenta.

alunas integrantes da UNATI

As atividades físicas oferecidas na UNATI são conduzidas pela professora Conceição, mestre em exercício físico para idosos, que enfatiza a importância da prática regular. “O exercício físico ajuda a manter a qualidade de vida pelo máximo de tempo possível. Aqui na UNATI, trabalhamos força, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório, sempre visando à saúde dos nossos alunos”, explica a professora.

A professora Renata Batista, do curso de Educação Física da UESPI, também destaca o impacto positivo do projeto na vida dos idosos. “A UNATI proporciona um ambiente completo, que abrange o aspecto físico, mental e social. Eles têm a oportunidade de manter a mente ativa, fortalecer relações sociais e reduzir os riscos de depressão e ansiedade”, pontua.

alunas integrantes da UNATI

O coordenador da UNATI, professor Moisés Mendes, reforça a importância do projeto para a UESPI e a sociedade como um todo. “Esses projetos, que incluem também o Canto Coral, atendem cerca de 350 idosos e são fundamentais para promover a saúde e a educação continuada da terceira idade. A UESPI tem cumprido seu papel de apoiar e incentivar os idosos com atividades gratuitas e de qualidade”, ressalta.

Para aqueles que desejam participar, as inscrições para o NUTI estão abertas. Interessados podem se inscrever por meio do site oficial da UESPI, no link: https://forms.gle/WyfvVwXFBjgY2Pi28